Conselho de Desenvolvimento Urbano promove nova reunião

20/06/2012

Foi realizada nesta segunda-feira (19) mais uma reunião doConselho Municipal de Desenvolvimento Urbano, Rural e Meio Ambiente de Tijucas.

O encontro foi realizado no Auditório da Univali na presençade um grande número de conselheiros. Na oportunidade, representantes do PoderExecutivo Municipal apresentaram projetos e ações que estão sendo desenvolvidosem prol do desenvolvimento urbano sustentável.

Entre as ações, está a contratação de uma empresa por parteda Administração Municipal para realização de um trabalho de geoprocessamento,ou seja, processamento informatizado de dados do município para uso deinformações cartográficas (mapas, plantas e todo tipo de informação sobre a ocupaçãoterritorial da cidade).

A apresentação foi feita pela Secretária de FinançasRosângela de Fátima Leal da Veiga e pelos representantes da GEOMAIS GEOTECNOLOGIA- empresa que responsável pela execução do trabalho em Tijucas.

Na apresentação foi possível visualizar o funcionamento dosistema que estará disponível no site da Prefeitura Municipal assim que apesquisa estiver concluída. "Trata-se de um mapeamento de precisão que serádisponibilizado gratuitamente à comunidade" - afirmou o técnico ao demonstrarmapas, fotos aéreas e outros dados do município já cadastrados.

O projeto visa a modernização tributária e planejamentomunicipal, compreendendo a execução da base cartográfica e cadastral, além deimplantação e treinamento de equipe específica para atualização do geoprocessamento.

Logo em seguida a Secretária de Educação, Lorena de OliveiraSilva apresentou aos conselheiros o que tem sido feito nas escolas municipaisno que diz respeito ao tema sustentabilidade.

Segundo ela, entre as ações desenvolvidas pela AdministraçãoMunicipal na área educacional, destacam-se duas frentes: a busca por recursos sustentáveisnas novas construções (escolas, crehes, entre outros) e a realização deatividades nas escolas que estimulem e fortaleçam hábitos sustentáveis entre osalunos.

"Há poucos dias inauguramos uma creche que, entre outrosaspectos, tem capacidade para reutilizar a água da chuva, e também consegueaproveitar melhor a luz do sol. Estas são apenas algumas atitudes quecontribuem com o meio ambiente e transformam nossos alunos em cidadãosconscientes desde já" - disse a Secretária.

Também se apresentaram as professoras Paula Regina Rosa eAline Moraes, da Escola Municipal Ondina Maria Dias, representando as demaisescolas que executam projetos ligados ao tema.

Segundo a Diretora Paula, um grande planejamento feito no iníciodeste ano contempla a realização de atividades diversas na escola, comcronograma previamente definido e que, entre outros objetivos, visareaproveitar materiais, resgatar brincadeiras mais saudáveis e ao mesmo tempo,trabalhar a disciplina e o espírito de equipe entre os alunos.

"Para isso criamos os projetos "Oba é hora do recreio!" queincentiva as brincadeiras do tempo da vovó e também a "Gincana Interclasse".Ambos os projetos estão trazendo resultados incríveis e a mudança decomportamento dos alunos tem sido altamente positiva" - disse a Diretora.

Ao final da reunião todos aprovaram e assinaram a ata queestá disponível ao público no site do conselho. Acesse: http://www.tijucas.sc.gov.br/secretarias/Secretaria-Municipal-de-Administracao/CONSELHO-MUNICIPALe confira a Ata da Reunião, Artigos relacionados ao Conselho e até mesmo osmateriais apresentados durante o último encontro.

(Texto: Karina Peixoto | Fotos: Anderson de Castro)