Conselho de Indústria conhece Curso de Robótica

23/08/2012

O Presidente Antônio Cantalício Serpa e membros do ConselhoMunicipal de Indústria e Comércio de Tijucas estiveram nesta quarta-feira, dia22, na sede da ADEC para conhecer o curso de Robótica oferecido pela entidadeem parceria com o SESI (Serviço Social da Indústria).

Recepcionados pelo Administrador da ADEC, Carlos Alberto daSilva, os visitantes receberam explicações sobre o projeto recentementeimplantado em Tijucas e em seguida foram convidados a conhecer o laboratório de aprendizagem.

No local o professor Luciano Tarcísio de Souza, que éformado em Eletrotécnica e atualmente cursa Administração e Tecnólogo emAutomação, forneceu novas informações sobre o curso e apresentou projetos que estão sendo realizados pelos alunos.

"Com este curso as crianças passam a conhecer e aexperimentar os princípios da engenharia, da tecnologia e muitas descobremvocação para esta área pouco explorada pelas escolas. Além disso, muitosprojetos idealizados por alunos de robótica em outras unidades foram adotados por diversasempresas para facilitar a rotina de indústrias de nossa região" - disse oProfessor ao apresentar o protótipo de uma máquina criada pelos alunos e que podeser utilizada no transporte de produtos dentro de um parque fabril.

Desenvolvido para jovens que cursam do 6º ano do ensinofundamental até 17 anos de idade, o curso acontece durante 3 semestres letivos eé dividido em 3 unidades, sendo a primeira de introdução à Robótica, a segunda sobre ARobótica e a Indústria: aplicações e atualidades; e a terceira sobre a Robóticae a Pesquisa: tecnologia e ciência.

Os encontros, de 3 horas cada um, acontecem uma vez porsemana em laboratório próprio, montado na ADEC e equipado com 12 computadores,todos com acesso a internet, além de impressora, data-show e espaço paradesafios e competições.

De acordo com o Administrador da ADEC, Carlos Alberto daSilva, "estamos com esta primeira turma em andamento e temos intenção de abrirnovas turmas, já que a procura tem sido muito boa pela comunidade" - afirmou.

O Presidente do Conselho parabenizou a ADEC pela iniciativa ese mostrou surpreso pelos resultados que o curso por trazer. "Trata-se de umprojeto extremamente interessante e que deve ser conhecido por todos osempresários de Tijucas, afinal, é de iniciativas como esta que precisamos parafortalecer nosso comércio, nossas indústrias e assim, oferecer um diferencial competitivoàs crianças do município" - disse.

Também participaram da visita o Vice-presidente do Conselho,José Carlos de Souza, a Procuradora Geral do Município, Michele Peixer Pereirados Santos, a Diretora de Integração e Comunicação Social da Prefeitura, KarinaDuarte Peixoto, além da Responsável pelo Sine de Tijucas, Iane Faial, a agentede turismo Geraldina Steil e o Chefe de Departamento Pessoal Marcelo Lima.

Mais informações sobre o Curso de Robótica na ADEC de Tijucas, pelo telefone (48) 3263-0864.

(Texto: Karina Peixoto | Fotos: Anderson de Castro)