Conselho de Indústria realiza última reunião do ano

09/12/2009

O Conselho Municipal de Indústria, Comércio e Turismo de Tijucas realizou nesta quarta-feira (09) a última reunião do ano de 2009.

A partir de encontros mensais, o grupo analisa projetos enviados por empresários da cidade ou que pretendem se instalar em nosso município.

Nesta última reunião o Grupo de conselheiros contou com a presença do Prefeito de Tijucas Elmis Mannrich e do Procurador do Município, Rodrigo Walter, que na ocasião deu parecer sobre alguns pedidos que haviam sido enviados ao Conselho e que necessitavam de análise jurídica.

Ainda no encontro o conselheiro e Presidente da Acit José Carlos de Souza entregou ao Prefeito Elmis um Censo Econômico 2009 do município de Tijucas. A pesquisa foi encomendada ao Sebrae pela ACIT e CDL de Tijucas e resultou em um documento que detalha a realidade econômica do Município em termos de indústria, comércio e prestação de serviços.

Entre os dados apontados no Censo, está a informação de que em Tijucas, 91% dos negócios trata-se de micro-empresas, 7,7% pequenas empresas, 0,9% médias e 0,2% empresas de grande porte.

A pesquisa também revela que muitas empresas ainda precisam investir em qualificação de seus funcionários. De acordo com a amostragem, 44% dos entrevistados afirmaram nunca ter oferecido um treinamento sequer para suas equipes. Além destes tópicos uma série de outros quesitos foram analisados e demonstram crescimento do município em diversos setores.

Diante do material recebido e das explicações feitas pelo Presidente da Acit, o Prefeito Elmis agradeceu pelo documento e parabenizou a iniciativa das entidades Acit e CDL. "São dados valiosos para o planejamento de nosso município e certamente serão muito úteis não só à Administração Municipal mas à comunidade como um todo" - disse o Prefeito.

Os dados foram apurados em janeiro deste ano e a pesquisa pronta será entregue a algumas entidades, escolas e outros órgãos que poderão fazer uso dos dados.

A reunião foi dirigida pelo Presidente do Conselho, Edson Luiz Reinert e pelo Secretário de Indústria, Comércio e Turismo de Tijucas Celso Leal da Veiga Junior. Também participaram do encontro os conselheiros: Marco Aurélio Sedrez, Nelson Zunino Duarte, Fernando Fagundes, Elói Pedro Geraldo, Marilu Duarte Carvalho e Alexsandro Bastos, bem como a Diretora de Comunicação Karina Peixoto e o Assessor da Secretária de Indústria Geovani Feller.

A próxima reunião ficou agendada para janeiro, quando novos projetos deverão entrar em pauta para discussão.

(Texto e fotos: Karina Peixoto)