Conselhos de classe inovam ao integrar pais e alunos

09/05/2011

A Secretaria Municipal de Educação de Tijucas está promovendo algo inovador neste ano letivo. A partir de agora, os conselhos de classe realizados nas escolas do Município estão acontecendo com a presença de pais e alunos.

O primeiro encontro aconteceu na Escola de Ensino Fundamental Santa Terezinha, no bairro Universitário no dia 02 de maio.

Na oportunidade, a Diretora da unidade, Professora Giane Maria de Souza Fernandes, aconselhou os alunos a vivenciarem os estudos de maneira prazerosa e com responsabilidade, ao mesmo tempo em que cada professor relatou fatos relacionados à sua disciplina, contando como está o processo de aprendizagem em suas aulas e quais tem sido os problemas vivenciados no cotidiano da escola, buscando assim, alternativas para solucioná-los.

Ainda durante o encontro direção e professores aproveitaram para discutir um dos problemas sociais que tem acometido as escolas com maior freqüência, que é o bullying. Segundo os professores, jogos como o de "causas e consequências" têm sido um dos principais motivadores de tal prática.

Os pais se surpreenderam com a informação e mostraram preocupação em relação a estas atividades, pois não sabiam da gravidade que este tipo de brincadeira provoca nas crianças.

Para a Secretária Municipal de Educação, Márcia Machado Maurício, despertar a consciência para fatos como este já é um resultado altamente positivo.

"O Conselho de Classe Participativo é um momento importante para a escola, pois envolve Alunos e Professores, e de maneira inovadora, integra também a direção da unidade, a equipe pedagógica e os pais dos alunos, que são fundamentais nesse processo. Com isso, conseguimos socializar as conquistas do período, discutimos sobre o processo de aprendizagem, dificuldades encontradas, e recebemos sugestões para sua superação, lançando assim, desafios e metas para o próximo bimestre" - afirma a Secretária.

A Secretária ainda afirma que muitos pais já estão se envolvendo de maneira significativa, mas ainda é preciso sensibilizar os demais para que participem ativamente das atividades da escola.

"A sensibilização de pais e de muitos alunos sobre a importância de sua participação nesse processo, ainda é um desafio que a escola pretende superar, pois nem todos são conscientes de seu papel na realização desse tipo de conselho, no entanto, estamos confiantes de que os resultados virão em breve" - conclui a Secretária.

(Texto: Karina Peixoto | Fotos: Secretaria da Educação)