Cooperativa Cresol se apresenta aos agropecuaristas e pescadores de Tijucas

04/11/2009

Agropecuaristas e pescadores de Tijucas participaram nesta quarta-feira (04) de uma reunião com a equipe da CRESOL (Cooperativa de Crédito Rural com interação Solidária) na sede da Secretaria Municipal de Agricultura.

Durante o encontro, o Presidente da Cresol do município de Águas Mornas, Jairo Lofe, explicou aos presentes como funciona a cooperativa em outros municípios e apresentou os planos da Cresol para Tijucas. Segundo ele, para montar uma agência da Cresol em nosso município será preciso contar com 100 pessoas cadastradas. A partir disso, e diante do crescimento desta agência, que é chamada de PAC - Posto de Atendimento Cresol, é que será criada uma cooperativa.

Segundo Lofe, a Cresol é integrada ao Banco do Brasil e às suas linhas de crédito, porém, atua de maneira independente, ficando vinculada somente em termos de compensação e repasses. Ainda de acordo com as explicações do Presidente da Cresol, podem se tornar associados todos aqueles que mantêm algum vínculo ou relação com a atividade agrícola e pesqueira, bem como seus familiares. "Por exemplo, o filho, neto, ou irmão de um associado da Cresol também pode se associar, independente da atividade profissional que ele exerça" - explicou Lofe.

A mesma coisa acontece com as empresas e demais entidades. De acordo com as regras da Cooperativa, a partir do momento que a pessoa física está associada, a pessoa jurídica também poderá se tornar cooperada da Cresol, mudando apenas a forma como cada um terá acesso aos financiamentos, empréstimos e outros serviços da cooperativa.

Durante o encontro os presentes puderam fazer questionamentos e tiraram dúvidas sobre o funcionamento da cooperativa. O pecuarista Paulo César Lemos foi um dos que se manifestou. Ele afirma que atualmente uma das maiores dificuldades enfrentadas pelos pecuaristas é quanto ao custeio. Segundo ele, o mais urgente neste momento seria agilizar a liberação dos recursos, tendo em vista que muitas vezes o dinheiro chega quando a colheita está prestes ou até mesmo depois de acontecer. "Temos casos aqui em que a plantação de arroz já está alta e o custeio não saiu ainda" - disse o pecuarista.

"Esta parece uma boa oportunidade para que os nossos agropecuaristas e pescadores tenham mais uma forma de acesso a financiamentos e empréstimos. Por isso, esperamos que todos os interessados busquem informações e avaliem a possibilidade de se associar e futuramente, se tornar um cooperado" - afirmou o Prefeito Elmis Mannrich.

Muitos dos que compareceram já se cadastraram ao final da reunião. Os demais interessados em se associar ou buscar mais informações, podem entrar em contato com a Secretaria da Agricultura pelo telefone 3263-1133 ou na Epagri, no número 3263-6559.

(Texto e fotos: Karina Peixoto)