Cresol define data de inauguração em Tijucas

28/04/2010

O Prefeito Municipal de Tijucas Elmis Mannrich e o Secretário Municipal de Agricultura e Pesca Nelso Vicentini, receberam nesta terça-feira (27) a visita do Presidente da Cresol em Águas Mornas, Jairo Lofi. Ele esteve em Tijucas acompanhado do Vice-presidente Pedro Henrique Eger e da funcionária da Cresol Tamara Cesconetto para acertar os últimos detalhes referentes à inauguração do posto de atendimento Cresol em Tijucas.

Segundo Lofi, Tijucas já conta com mais de 70 associados e a expectativa é que o número aumente ainda mais depois de instalar o posto de atendimento no município.

"Nossa intenção é trabalhar para que a Cresol se torne uma associação independente e assim, possa oferecer ainda mais benefícios ao trabalhador." - diz Lofi ao Prefeito Elmis.

A reunião também foi acompanhada pela Facilitadora do Projeto Microbacias 2 Flávia Luiza Meira Cordeiro que tem auxiliado na inserção da Cresol em Tijucas.

No encontro Lofi revelou ao Prefeito que a inauguração do Posto de Atendimento da Cresol em Tijucas está marcada para o dia 28 de maio. A sede ficará em uma das salas do prédio comercial que fica ao lado da agência dos Correios, no centro de Tijucas.

"Estamos felizes por saber que a Cresol está realmente vindo para o nosso município e esperamos que esta iniciativa traga benefícios ao trabalhador de Tijucas" - disse o Prefeito Elmis ao afirmar que a inauguração também será uma boa oportunidade de atrair novos associados.

SOBRE A CRESOL

Em reunião realizada em Tijucas no mês de novembro de 2009, o Presidente da Cresol do município de Águas Mornas, Jairo Lofi, explicou aos agropecuaristas de Tijucas como funciona a cooperativa em outros municípios e apresentou os planos da Cresol para nosso município. Segundo ele, para montar uma agência da Cresol em nosso município seria preciso contar com um determinado número de pessoas cadastradas. A partir disso, e diante do crescimento desta agência, que é chamada de PAC - Posto de Atendimento Cresol - é que será criada uma cooperativa.

Segundo Lofi, a Cresol é integrada ao Banco do Brasil e às suas linhas de crédito, porém, atua de maneira independente, ficando vinculada somente em termos de compensação e repasses. Ainda de acordo com as explicações do Presidente da Cresol, podem se tornar associados todos aqueles que mantêm algum vínculo ou relação com a atividade agrícola e pesqueira, bem como seus familiares. "Por exemplo, o filho, neto, ou irmão de um associado da Cresol também pode se associar, independente da atividade profissional que ele exerça" - explicou Lofi.

A mesma coisa acontece com as empresas e demais entidades. De acordo com as regras da Cooperativa, a partir do momento que a pessoa física está associada, a pessoa jurídica também poderá se tornar cooperada da Cresol, mudando apenas a forma como cada um terá acesso aos financiamentos, empréstimos e outros serviços da cooperativa.

Mais informações com Flávia, na Epagri, pelo telefone (48) 3263-6559.

(Texto e foto: Karina Peixoto)