Cultura de Paz é trabalhada nas escolas de Tijucas

28/08/2013

Estudantes e professores da rede municipal de ensino deTijucas estão há alguns meses envolvidos na organização de mais uma Semana daPaz, celebrada todos os anos no mês de outubro.

Entre as atividades preparatórias, está a "Colcha de Retalhosda Paz" que está percorrendo as escolas do município desde junho deste ano. Emum livro que acompanha a colcha, as escolas registram sugestões de atividadespara serem realizadas durante a Semana e indicam dois nomes para a eleição doCidadão da Paz 2013. Os nomes serão levados a uma comissão formadaespecialmente para o evento a fim de selecionar os três homenageados deste ano.

Além desta ação, profissionais da educação de Tijucas tambémtêm se reunido com membros da UNIPAZ-SC (Universidade Internacional da Paz),que mantém unidades em SantaCatarina na capital, Florianópolis e também nas cidades de Criciúmae Chapecó.

A escola desenvolve projetos de Paz através de diversoscursos e tem como missão disseminar a Cultura de Paz no mundo, promovendo aplenitude e inteireza do ser humano, alicerçada na visão holísticatransdisciplinar, de acordo com a Declaração de Veneza da UNESCO (1986) e aCarta de Brasília, documento-síntese do I Congresso Holístico Internacional(1987).

A instituição estará em Tijucas novamente nos dias 10 e 11de setembro para realização de um seminário intitulado "A arte de viver em paz".Os encontros acontecerão durante todo o dia na sede da Secretaria Municipal deEducação, sendo no primeiro dia voltado para professores e funcionários daEscola Santa Terezinha e no segundo dia, para os diretores das demais escolasmunicipais.

A programação da Semana da Paz 2013 também já está sendoconcluída e em breve será divulgada pela Secretaria Municipal de Educação.

"Estamos muito felizes com a parceria que firmamos com aUnipaz e esperamos que estes encontros tragam resultados positivos para toda acomunidade escolar, afinal, com estas ações ampliamos nossa programação voltadapara a cultura de paz nas escolas e começamos a preparar as pessoas para agrande semana com bastante antecedência" - diz a Secretária de Educação Lorenade Oliveira Silva.

(Texto: Karina Peixoto | Foto: Secretaria Municipal de Educação)