Defesa Civil: Tijucas realiza 1ª Conferência Municipal

10/12/2009

Foi realizada nesta quarta-feira (09) no Anfiteatro Leda Regina de Souza, em Tijucas, a 1ª Conferência Municipal de Defesa Civil.

O evento teve por objetivo avaliar a situação da Defesa Civil de acordo com os princípios do Sistema Nacional e definir diretrizes para a reorganização deste sistema em todo país, com ênfase na Prevenção e Assistência Humanitária como política de Estado para desenvolvimento social.

Dividida em três eixos, a Conferência abordou o tema: "Prevenção e assistência Humanitária: fundamentos para a Organização da Defesa Civil Brasileira" a partir de uma palestra com o Major Sérgio Murilo de Melo, que é Diretor da Defesa Civil de Itajaí.

Ao declarar aberta a Conferência, o Prefeito Elmis Mannrich agradeceu a presença de todos e afirmou que eventos como este são de suma importância para definir os rumos do Município. "Muitas vezes a Defesa Civil só é acionada ou reunida quando uma tragédia acontece. No entanto, sabemos que isso não é mais possível e é por conta desta necessidade que Tijucas já possui um mapeamento para planejar as ações em caso de uma eventual situação de emergência" - disse o Prefeito.

De acordo com a Presidente da Comissão de Defesa Civil de Tijucas Sheila Dias Machado, "este mapeamento contém a indicação de pontos de risco, possíveis locais para alojamento e pessoas que podem servir de contato nas diversas localidades e várias outras estratégias que garantem a segurança da população e previnem a ocorrência de maiores danos à comunidade" - disse.

Em torno destas orientações também foi feita a palestra do Major Sérgio. Durante sua fala ele relatou a experiência de Itajaí na última enchente e reforçou a importância de um planejamento prévio, elaborado durante os períodos de normalidade e não, deixando para tomar decisões quando o episódio está acontecendo.

"Aproximadamente 80% das informações que precisamos para montar este planejamento estratégico estão nos municípios e podem ser organizadas facilmente antes que alguma tragédia ocorra" - disse o Major.

Ele ainda reforçou ao público e às autoridades presentes na Conferência que a Defesa Civil não é e nem pode ser uma responsabilidade exclusiva do Poder Público. "Todos devem participar e ajudar a pensar nas maneiras de resolver os problemas de sua cidade em momentos de crise e isso deve ser feito sempre, de forma constante e planejada." - conclui.

Depois de discutir o assunto o grupo participante da conferência apresentou propostas que em seguida serão levadas a uma etapa estadual e finalmente, para a Conferência Nacional.

Os Delegados, ou seja, pessoas indicadas para representar Tijucas nestas próximas etapas também foram eleitos na conferência. Ficaram definidos como Representantes da Sociedade Civil: Janete Roslindo dos Santos e Érico Gallotti Júnior; Adenilson Peixer como Representante do Poder Público e o Sargento Veronesi, do Corpo de Bombeiros como Representante da esfera Militar.

(Texto: Karina Peixoto | Fotos: Esmael Silva)