Defesa Civil de Tijucas emite relatório das chuvas

23/09/2013

Nesta segunda-feira (23) o Município de Tijucas amanheceusem chuvas e em uma situação mais tranquila, já que as previsões apontavam maiorrisco de enchentes ou alagamentos nas últimas 72 horas.

Para atualizar os dados repassados à comunidade, a ComissãoMunicipal de Defesa Civil de Tijucas montou um relatório com todas as medidasadotadas ao longo deste final de semana como forma de prevenir a ocorrência dedesastres.

O conjunto de ações teve início ainda na quarta-feira, dia18, quando a Comissão Municipal recebeu um informe da COREDEC - Coordenadoria Estadualde Defesa Civil da regional de Brusque, informando os municípios sobre aprevisão de mau tempo para os dias seguintes.

Na quinta-feira, dia 19, outro informe da COREDEC de Itajaíreforçou o alerta e no mesmo dia, o comunicado foi repassado à comunidade e àimprensa de Tijucas através do Site oficial da Prefeitura.

Ainda na quinta-feira a Comissão Municipal iniciou umplanejamento estratégico do qual faziam parte ações preventivas e a partirdisso, definiu um plano de trabalho.

Já na sexta-feira (20), com o início da chuva, a Comissão,sob orientação do Prefeito Valério Tomazi, reuniu a equipe administrativa daPrefeitura, bem como autoridades locais e representantes de entidades que atuamcomo suporte a estes desastres e montou um gabinete de crise, formando assim, umGrupo de Ações Coordenadas que iniciou o trabalho a partir daquela tarde.

A partir de reuniões realizadas no Gabinete do Prefeito, ogrupo mantinha as informações atualizadas e definia estratégias de apoio àcomunidade caso a situação se agravasse. Em um primeiro momento a equipe passoua monitorar o processo de drenagem das ruas e em uma segunda etapa, o nível doRio Tijucas.

No sábado (21) o grupo voltou a se reunir e na ocasião, foidividido em subgrupos para vistoriar a cidade e identificar possíveis problemasnas localidades mais suscetíveis a alagamentos.

As previsões e os índices apurados preocupavam a equipe, jáque no mesmo dia Tijucas liderou o índice de chuva acumulada na GrandeFlorianópolis, totalizando 92mm em apenas 43 horas.

No entanto, o Rio Tijucas se comportou muito bem diante da realidadedas chuvas e mesmo com grande acúmulo de chuvas, conseguiu dar vazão a todaesta água sem grandes transbordamentos.

O sistema de drenagem pluvial da cidade também foi umdiferencial importante, já que meses atrás, em situações similares ou comíndices bem menores de chuva, várias ruas da cidade estariam completamentealagadas.

"O bom escoamento das ruas da cidade mostra que o trabalhopreventivo realizado nos meses de abril e agosto deste ano, com limpeza debocas de lobo e bueiros, surtiu efeito e evitou os problemas que historicamente enfrentávamos em períodos de chuva intensa como este que tivemos no final desemana" - afirma a Secretária de Obras, Eliane Tomaz.

No domingo (22) o município seguiu sob regime de alerta e aequipe de apoio se manteve em regime de plantão monitorando os índices de chuvae os níveis dos rios da região, com especial atenção para o Rio em São JoãoBatista.

Alissandro Monteiro, da Comissão de Defesa Civil de Tijucas,afirma que a preocupação permaneceu até a madrugada desta segunda-feira (23)quando havia previsão de elevação do nível do rio com novo pico de maré.

"Tínhamos dois cenários previstos para esta madrugada, noentanto, o aumento do nível do rio ficou dentro da estimativa e por isso, nãotivemos maiores complicações na cidade" - afirmou.

No total, o acumulado de chuvas em Tijucas, nas 72 horas demonitoramento, foi de 176,6mm, segundo dados confirmados pela Epagri/Ciram.

A Presidente da Comissão de Defesa Civil de Tijucas, SheilaDias, afirma que podemos considerar vencido o momento mais crítico, porém, acomissão continuará seu trabalho ao longo da semana.

"Mesmo com maior estabilidade do tempo e previsão de menoschuva para as próximas horas, manteremos nosso plano de trabalho e faremosnovas vistorias em todo o município" - explica.

O Prefeito Valério Tomazi afirma que o balanço final daoperação tende a ser positivo.

"Infelizmente nem todos os municípios do estado tiveram amesma realidade de Tijucas e hoje sofrem com as consequências deste período degrande instabilidade climática. Mesmo assim, estávamos preparados para agir emuma situação de emergência e por isso, é preciso agradecer a todos que seenvolveram direta ou indiretamente nesta rede preventiva." - disse o Prefeito.

AULAS SUSPENSAS

Assim como na rede estadual, as escolas e creches municipais de Tijucas tiveram as aulas suspensas nesta segunda-feira (23). A medida, preventiva, teve por objetivo evitar o deslocamento de estudantes e professores já que a previsão para a madrugada anterior ainda era preocupante.

As aulas serão retomadas nesta terça-feira, dia 24, em toda a rede municipal e também nas escolas estaduais.

TRANSPORTE COLETIVO

Os ônibus que fazem a linha de transporte coletivo no interior do município (Oliveira, Timbé e Itinga) estarão trabalhando normalmente já a partir da tarde desta segunda-feira (23).

AVISOS À COMUNIDADE

Durante todo este período a Diretoria de Integração e Comunicação Social da Prefeitura manteve atualizado o site da Prefeitura, enviando boletins informativos aos jornais, sites e rádios de Tijucas e região. As redes sociais, Twitter e Facebook também funcionaram como importantes meios de comunicação com a população, levando as informações oficiais com agilidade, em tempo real.

(Texto: Karina Peixoto | Foto: Anderson de Castro)