Defesa Civil de Tijucas promove reunião de orientação

30/09/2009

Os membros da Defesa Civil do Município de Tijucas estiveram reunidos nesta quarta-feira (30) no Auditório da Unidade de Saúde Dona Calina, no bairro da Praça para uma reunião de orientação.

Na ocasião foi apresentado uma espécie de plano de gerenciamento de crise, caso a situação das chuvas se agrave em nosso município. Esta é uma das medidas adotadas pela Defesa Civil de Tijucas diante das previsões de novos períodos de instabilidade para nosso estado.

A Presidente da Defesa Civil, Sheila Dias Machado fez questão de frisar que a reunião teve por objetivo informar os membros da Defesa Civil sobre todas as ações que serão tomadas no caso de uma nova enchente ou de grandes alagamentos, a exemplo do que aconteceu em novembro de 2008.

"Não estamos prevendo uma nova tragédia, no entanto, estamos planejando ações de prevenção que serão fundamentais no caso de uma nova emergência. Assim não seremos surpreendidos, pois teremos planejamento e orientação necessárias para atender a toda a comunidade com segurança e em tempo hábil" - afirmou Sheila.

Entre as medidas preventivas já adotadas, a Presidente mencionou a possibilidade de utilizar alguns locais como abrigo, caso seja necessário remover famílias de suas residências. Segundo ela, no centro da cidade podem ser utilizadas a sede da Adec e a Apae, além do Centro Comunitário do Bairro XV de Novembro. Na Praça, o Ginásio de Esportes João Madalena e talvez, o Sesc Ler. Já nas localidades mais afastadas do centro, como Itinga, Nova Descoberta, Terra Nova, Oliveira, Timbé, Pernambuco e outros bairros de interior, as famílias que precisarem deixar suas casas devem ser removidas para os salões paroquiais das capelas locais, tendo em vista que todas estão situadas nas partes mais altas do bairro.

O Comandante do Corpo de Bombeiros de Tijucas, Capitão Ricardo José Steil também se fez presente e na oportunidade fez uma ampla explanação sobre as atividades realizadas pelo Corpo de Bombeiros na enchente de 2008 e com base nisso, o que se prevê para este ano caso surja alguma emergência.

Steil destacou a necessidade de se criar um comando com funções específicas para controle da situação na Prefeitura da cidade e aliado a isso, uma equipe operacional que dará resposta à comunidade na remoção de moradores, envio de medicamentos, alimentos, água potável e cobertas.

Também já foi feito um planejamento acerca dos veículos que deverão ser utilizados para transporte de pessoas e acessos às localidades atingidas, se necessário for, e também já se tem prevista a reorganização do trânsito, utilizando vias alternativas para garantir o tráfego de veículos.

O Comandante também informou a todos a importância de conscientizar a comunidade para saber enfrentar situações de risco como a que ocorreu no passado e afirmou que nesses casos, a principal dificuldade dos socorristas é convencer as pessoas a deixarem suas residências. Além disso, no caso em que os moradores aceitam deixar o local, ainda há uma outra dificuldade na recuperação de bens. "Muitas pessoas querem levar tudo o que têm, inclusive móveis e outros bens, no entanto, mesmo entendendo o desespero destes moradores, precisamos que eles compreendam que, assim como eles, outras pessoas também estão precisando e aguardando socorro, o que nos permite levar apenas o essencial para o momento que são roupas pessoais, cobertas e colchões" - disse Steil.

O tempo estabilizou nesta quarta-feira (30) em Tijucas, porém, a previsão é de que novas chuvas ocorram nos próximos dias. "Não é necessário e nem queremos criar pânico na comunidade, afinal, nossa situação permanece estável. No entanto é bom estarmos todos alertas e ressaltar que com essas medidas podemos tranquilizar ainda mais os cidadãos, pois estamos preparados para atuar em uma condição de emergência, caso ela surja." - concluiu o Capitão.

(Texto e fotos: Karina Peixoto)