Dengue: Cemitério recebe atenção especial

06/04/2010

Preocupada em prevenir a proliferação do mosquito da dengue, a Administração Municipal de Tijucas está desenvolvendo um trabalho específico no Cemitério Público Municipal.

Trata-se de uma limpeza em todo o cemitério, em especial dos túmulos, retirando água acumulada dos vasos de plantas e outros orifícios presentes nos jazigos e que podem servir de criadouro para o mosquito "Aedes Aegipty" - transmissor da doença.

"Nossa intenção é prevenir a ocorrência da doença e para isso precisamos eliminar todos os possíveis focos do mosquito, por isso a importância de um trabalho diferenciado no Cemitério onde esta proliferação pode acontecer com maior facilidade" - afirma o Prefeito Elmis Mannrich.

De acordo com o responsável pela administração do Cemitério, Artur Tomazoni Filho, outro cuidado importante também foi adotado. "Estamos mantendo contato com marmorarias da cidade e algumas da região para pedir que os vasos instalados nos túmulos venham perfurados para evitar o acúmulo de água e facilitar a limpeza diária" - explica. Outra medida importante tem sido a orientação à comunidade para que substitua a água nos vasos por areia, evitando assim a água parada - local ideal para desenvolvimento da larva do mosquito.

O trabalho de prevenção é realizado diariamente por um funcionário do Cemitério Público Municipal de Tijucas e serve de exemplo para empresas, entidades e residências que também precisam manter uma rotina de observação e limpeza de determinados locais onde o mosquito pode se instalar.

(Texto: Karina Peixoto | Fotos: Esmael Silva)