Prefeitura Municipal de Tijucas

(48) 3263-8100

Dengue: Secretaria de Saúde dá dicas para evitar a doença

21/02/2011

A Secretaria Municipal de Saúde de Tijucas, através da Vigilância em Saúde, está promovendo ações de conscientização da comunidade para evitar a dengue.

Para isso, organizou um material ilustrativo com dicas para combater os focos de mosquito Aedes Aegypti - transmissor da doença.

Entre os cuidados básicos, estão: evitar o acúmulo de água em latas, pneus velhos, vasos de plantas e outros recipientes expostos ao ar livre, bem como, manter a caixa d"água limpa e bem fechada.

Saiba mais informações no panfleto que sugere dicas para evitar a dengue!

CEMITÉRIO

Por ser um local de risco à proliferação do mosquito da dengue, o Cemitério Municipal de Tijucas tem atuado fortemente no combate à doença, efetuando manutenção constante através da limpeza dos túmulos e da retirada de água acumulada dos vasos de flores. Além disso, placas informativas pedindo a colaboração dos visitantes também serão fixadas nos próximos dias no cemitério, alertando assim, para a necessidade de preservar o local em boas condições.

SOBRE A DOENÇA

A Dengue é uma doença infecciosa (é uma virose). Tem como etiologia (causa) qualquer uma das quatro variedades (sorotipos), do vírus da dengue. Os sorotipos (variedades) são identificadas pelas siglas DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4. Trata-se de um arbovírus (vírus da família do vírus da febre amarela) que só pode ser transmitido ao homem por um vetor (transmissor) um artrópodo hematófago (animal que tem os membros articulados e alimenta-se com sangue - o mosquito Aedes aegypti). Não há transmissão homem-homem, sem a ação do vetor.

Cada um dos virus pode causar enfermidade grave e mortal. Cada sorotipo proporciona imunidade (defesa organizada) específica para toda a vida. A imunidade cruzada (de um para o outro sorotipo) é de curta duração (meses), como são quatro variedades, uma pessoa pode ter dengue quatro vezes. Dentro de um mesmo sorotipo parece existir capacidade variável de disseminar uma epidemia com diferentes níveis de gravidade.

Como se manifesta?

Existem quatro síndromes clínicas da dengue:
1. Febre indiferenciada;
2. Febre de dengue (Dengue Clássica);
3. Dengue hemorrágica, o DH;
4. Síndrome do choque da dengue.

A síndrome de choque é na realidade a forma mais grave de Dengue Hemorrágica (DH)
(Fonte: www.abcdasaude.com.br)

© 2024. Prefeitura Municipal de Tijucas
- Santa Catarina - Brasil