Desfile dos 150 anos emociona Tijucas

14/06/2010

Uma multidão acompanhou o Desfile Comemorativo aos 150 anos de Tijucas neste domingo (13), dia do Aniversário de Emancipação do Município.

Reunindo estudantes, representantes de empresas e entidades e membros da comunidade em geral, o Desfile encantou a todos os que acompanharam as apresentações no trecho que ia da Prefeitura Municipal até o Casarão Gallotti.

Durante a abertura, o Prefeito Elmis Mannrich parabenizou a comunidade pelo aniversário de 150 anos de Tijucas e desejou que todos continuem unidos nos próximos anos para continuar fazendo a cidade crescer.

"Espero que possamos celebrar muitos outros aniversários como este, em que temos inúmeros motivos para comemorar. Isto graças à nossa comunidade que se mantém unida e cada vez mais disposta a colaborar com o crescimento e o desenvolvimento desta querida cidade de Tijucas"- disse o Prefeito.

Logo em seguida ao seu pronunciamento teve início o desfile, que foi aberto pela Sociedade Musical União Tijuquense e seguido de quinze representações. Em cada uma delas o grupo responsável resgatava a história de Tijucas por segmento, destacando o surgimento e o desenvolvimento de temas como a educação, o transporte, a agricultura e a pesca, bem como a indústria e o comércio, a religião, a cultura e o folclore, entre outros.

Ao longo da avenida, aproximadamente cinco mil pessoas agitavam bandeiras com o selo alusivo ao Sesquicentenário.

"Foi o desfile mais bonito que já vi em Tijucas. Além de emocionante, o desfile foi educativo, pois além de relembrar fatos, pudemos conhecer dados de nosso município que nem imaginávamos, como por exemplo, a riqueza e diversidade de nossa agricultura" - afirmou Marcos Roberto da Silva, morador de Tijucas.

Ao final do desfile a Banda Musical da Polícia Militar de Santa Catarina prestou sua homenagem a Tijucas com a execução do Hino de Tijucas. O Hino de Guilherme Varela recebeu um novo arranjo feito pelo músico Soldado Espíndola, cuja partitura foi entregue ao Prefeito Elmis.

Além de executado pela banda, o Hino de Tijucas foi interpretado pelo músico Ricardo Porto, em um tom de voz forte e emocionante.

Em seguida todos foram convidados a cantar Parabéns a Tijucas em volta do Bolo do Sesquicentenário. O doce, com quinze metros de extensão, teve sua primeira fatia cortada pelo Prefeito Elmis, que brindou com toda a comunidade o grande dia em que Tijucas completou 150 anos de emancipação.

"Estou muito emocionado. É um orgulho muito grande estar à frente do Poder Executivo nesta data tão importante, ainda mais em um evento como este que reuniu e encantou nossa comunidade" - disse o Prefeito.

Para a Secretária Municipal de Educação, Márcia Machado Maurício, todo o esforço valeu a pena. "Fizemos inúmeras reuniões de planejamento deste desfile e também da confecção do bolo e graças ao empenho de todo o grupo e de diversas secretarias municipais, conseguimos realizar este grande evento".

Confira mais fotos em nosso álbum!

(Texto: Karina Peixoto | Fotos: Fabiana da Silva)