Dia 11 tem Caminhada para a Vida

05/06/2013

Está marcada para dia 11 de junho de 2013, emTijucas, a Caminhada para a vida. A iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde écoordenada pelo Educador Físico do CEMPS, Deivis Frainer e terá saída às 8h daConcha Acústica Nagip Elias Abdala.

O objetivo do evento, que faz parte da programação de aniversáriode Tijucas, é incentivar a população local a adotar um hábito saudável de vida coma prática de atividades físicas, através da caminhada.

De acordo com o Educador, este é um tipo de atividade física quetraz diversos benefícios para a saúde e aumenta a expectativa de vida daspessoas. Daí vem o nome: Caminhada para a Vida.

Realizada de forma regular e em bom ritmo, a caminhada melhora acirculação sanguínea, aumenta o condicionamento cardíaco e a função pulmonar,mantém o peso em equilíbrio e emagrece. A caminhada favorece ainda, no aumentoda densidade óssea, prevenindo assim, a osteoporose, além de liberar aendorfina que é um hormônio responsável pela sensação de alegria e relaxamento.A caminhada ao ar livre, em áreas verdes e jardins, também aumenta a sensaçãode bem estar, melhora a auto-estima e o humor, e com isso, previne a depressão,a ansiedade e os distúrbios emocionais.

Uma dica é sempre fazer a caminhada em companhia de quem você gostapara incentivar um hábito saudável e tornar a atividade física uma rotina prazerosa.Leve a família toda para caminhar, e até os seus animais (mas não se esqueça delevá-los na coleira e levar a sacola plástica, para juntar as fezes dos animais);assim todos de casa estarão tendo os benefícios da atividade física.

Para caminhar escolha um tênis adequado para proteger seu pé,coloque uma roupa confortável e leve uma garrafinha de água. Para você que estácomeçando a caminhar, inicie com caminhadas mais curtas, de 20 a 30 minutos, podendoaumentar este tempo gradativamente.

A caminhada também gera uma série de benefícios mesmo para aspessoas que se encontram com alguma doença crônica, como a hipertensão e odiabetes. Além de devidamente medicadas, ssas pessoas devem caminhar sempre coma recomendação do médico. A caminhada é tudo de bom, e é uma alternativainteressante de combate ao sedentarismo.

Se você tiver dúvidas de como iniciar essa prática, venha fazeruma avaliação física e receber as orientações necessárias com o Deivis, que é professorde educação física no CEMPS. Contamos com vários grupos de caminhada em Tijucase você pode fazer parte de um deles.

E para aqueles que dizem não ter tempo para atividade física oupara cuidar da sua saúde vale refletir: Se você não encontra tempo para cuidar de sua saúde,um dia terá que encontrar tempo para cuidar de sua doença.

Não esqueça: Caminhada para a Vida, dia 11 dejunho, terça-feira, com saída da Concha Acústica às 8 horas. Esperamos porvocê!

(Texto: Deivis Frainer / Educador Físico do CEMPS | Fotos: CEMPS)