Dia 24 será ponto facultativo

21/06/2011

Em virtude do feriado de Corpus Christi, celebrado na quinta-feira, dia 23 de junho, a Administração Municipal de Tijucas decretou ponto facultativo na sexta-feira, dia 24.

O Decreto número 604/2011, assinado pelo Prefeito Elmis Mannrich nesta segunda-feira, dia 20, considera ponto facultativo o dia 24 de junho ponto facultativo em todos os órgãos e entidades da Administração Pública Direta e Indireta do Município de Tijucas.

O decreto não se aplica, entretanto, aos serviços considerados essenciais, que por sua natureza não possam ser paralisados ou interrompidos, os quais funcionarão em regime de plantão e conforme orientação do órgão ou entidade responsável.

CORPUS CHRISTI

Corpus Christi (expressão latina que significa Corpo de Cristo) é uma festa que celebra a presença real e substancial de Cristo na Eucaristia.

É realizada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes. É uma festa de 'preceito', isto é, para os católicos é de comparecimento obrigatório participar da Missa neste dia, na forma estabelecida pela Conferência Episcopal do país respectivo.

A procissão pelas vias públicas, quando é feita, atende a uma recomendação do Código de Direito Canônico (cân. 944) que determina ao Bispo diocesano que a providencie, onde for possível, "para testemunhar publicamente a veneração para com a santíssima Eucaristia, principalmente na solenidade do Corpo e Sangue de Cristo. (Fonte: Wikipédia)

(Texto: Karina Peixoto | Foto: I Jornada Fotográfica de Tijucas - 2009)