Dia de Finados movimenta Cemitério Municipal

03/11/2009

O Cemitério Público Municipal de Tijucas esteve movimentado no último final de semana, quando foi celebrado o Dia de Finados. A visitação começou já no sábado (31/10)quando familiares começaram a enfeitar os túmulos para o feriado.

Na segunda-feira (02), o movimento foi ainda mais intenso. Já no início do dia houve missa presidida pelo Monsenhor Affonso Emmendoerfer, seguida de um culto evangélico, conduzido pelo Pastor Manoel, da Igreja Assembléia de Deus. O público acompanhou as celebrações sob tendas montadas pela Administração Municipal em frente à Capela Mortuária do Cemitério. No local também havia exposição de quadros com imagens sacras, gerando visitação de sábado até o Dia de Finados.

Além destes itens, o que chamou a atenção de quem passou pelo Cemitério neste final de semana foi a organização do local. A colocação de placas indicando as quadras e filas de túmulos foi um destaque da nova aparência do cemitério, que também está com muros, calçadas e meio-fios devidamente pintados e limpos.

"Eu moro em Governador Celso Ramos, mas minha família é natural de Tijucas, por isso, sempre venho aqui no Dia de Finados." - disse Roberto Bastos, enquanto visitava o túmulo de Padre Jacob.

Ele afirma que nos últimos anos o cemitério tem apresentado diversas melhorias, mas neste ano, em especial, ele notou uma organização ainda maior. "Além de muito limpo e bem pintado, o cemitério está bem organizado com estas placas identificando a localização de jazigos. Tenho familiares que faleceram há mais de 30 anos e nem sei onde estão sepultados... agora vou consultar o sistema para localizá-los" - afirmou Bastos ao comentar sobre a informatização do Cemitério de Tijucas.

"Estou feliz porque o nosso trabalho de organização do cemitério foi percebido e elogiado por muitas pessoas. Com isso, já estamos pensando em diversas melhorias para o ano que vem, incluindo algumas novidades bem interessantes" - afirmou Artur Tomazoni Filho - administrador do Cemitério.

Artur explica que o objetivo destas mudanças é melhorar a impressão que as pessoas têm ao visitar o Cemitério. "Queremos tirar aquela sensação de que visitar o Cemitério é algo triste, negativo... por isso cuidamos para mantê-lo sempre limpo, bem iluminado e capaz de transmitir aos visitantes um clima de paz e bem-estar" - completou.

(Texto e fotos: Karina Peixoto)