Dia do Trabalho e as contribuições da Secretaria de Indústria e Comércio de Tijucas

30/04/2010

Neste sábado, 1º de maio, é celebrado o Dia Mundial do Trabalho. Data importante por resgatar o valor e a necessidade do trabalho do homem no desenvolvimento da sociedade.

Em Tijucas, a Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo comemora a data fazendo um balanço das principais atividades realizadas no município em torno do trabalho e emprego, sempre valorizando a atividade industrial e comercial de Tijucas.

Entre as atividades cotidianas, de atendimento ao cidadão - e principalmente, ao empregado e ao empregador - a Secretaria registra e acompanha requerimentos de seguro-desemprego, confecção de Carteira de Trabalho e Previdência Social, além de servir como importante elo de ligação entre quem oferece e quem procura trabalho.

De acordo com Geovani Feller, Responsável pelo Sine em Tijucas, o atendimento não se restringe ao nosso município. "Além dos cidadãos de Tijucas, atendemos diariamente inúmeros trabalhadores de outros municípios, com destaque para as cidades de Canelinha, São João Batista, Nova Trento, Major Gercino, Porto Belo e Bombinhas." - afirma Feller.

Segundo ele, a demanda maior vinda de outros municípios é no que se refere aos pedidos de seguro-desemprego. Em Tijucas, são registrados em média 300 requerimentos por mês, sendo que destes, em torno de 150 são de cidadãos de Tijucas. "O pedido de entrada no Seguro-desemprego é feito obrigatoriamente pelo Sine e acontece sempre depois que o trabalhador retira o FGTS na Caixa Econômica Federal" - diz o responsável.

Além deste serviço, outro atendimento feito constantemente pela Secretaria é referente ao pedido de confecção da Carteira de Trabalho e Previdência Social. Em Tijucas o serviço é resultado de um convênio estabelecido entre Prefeitura Municipal e Ministério do Trabalho e Emprego. Com esta parceria, aliada ao Sine, os trabalhadores podem fazer seu pedido de confecção da Carteira de Trabalho em nosso município, que tem ligação direta com o órgão emissor do documento. "Neste caso o cidadão nos entrega os documentos necessários para que façamos a inclusão de seus dados no sistema e a partir daí a elaboração da carteira é feita pela Delegacia Regional do Trabalho, que tem sede em Florianópolis" - explica Feller.

Ele ainda explica que por conta desta centralização, a entrega das carteiras geralmente demora um pouco a acontecer. "Como todos os pedidos de Santa Catarina são emitidos para esta Delegacia Regional, não há como fazer a carteira de um dia para o outro. Por isso explicamos sempre aos trabalhadores que a emissão da Carteira deve ser feita previamente, se possível, antes mesmo de procurar emprego, afinal, muitos acabam perdendo uma oportunidade de trabalho por não ter a carteira em tempo hábil" - diz. Por conta disso, ele ressalta que a Carteira Profissional pode ser feita a partir dos 14 anos de idade, possibilitando assim que, ao chegar à vida adulta, o cidadão já esteja com a situação regularizada e com a carteira pronta para receber os primeiros registros.

Em Tijucas a média de pedidos para confecção da Carteira de Trabalho é de 150 por mês.

Outra importante contribuição da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo de Tijucas é quanto ao emprego. Todo mês aproximadamente 80 vagas de emprego são disponibilizadas em diferentes áreas, passando por trabalhos de auxiliar de serviços gerais, secretariado, e até cargos de gerência. Muitas são preenchidas, no entanto, alguns empregadores ainda encontram dificuldades de contratação por falta de mão-de-obra qualificada em determinados setores da indústria.

Mesmo assim, os índices de empregabilidade e o crescimento da economia local são vistos de maneira positiva pela Administração Municipal, em especial nesta data comemorativa.

"O dia primeiro de maio é data significativa, tanto para quem busca emprego como ao que oferece trabalho. Nos 150 anos de emancipação, Tijucas conta com bons exemplos de homens e mulheres que lutaram e lutam pelo desenvolvimento das relações entre o capital e o trabalho." - afirma o Secretário Municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Celso Leal.

Para mais informações, visite a Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo de Tijucas, instalada na Rua Coronel Buchelle, 186, centro de Tijucas. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h.

Outros contatos também podem ser feitos pelo telefone, no (48) 3263-0937 ou pelos emails: [email protected]

ou [email protected]. Acesse também a página da Secretaria no Portal Eletrônico do Município: www.tijucas.sc.gov.br.

(Texto e foto: Karina Peixoto)