Diretor do SENAI apresenta o PRONATEC ao Prefeito de Tijucas

23/02/2012

O Prefeito de Tijucas recebeu nesta quinta-feira (23), emseu gabinete, a visita do Diretor do Senai de Tijucas Rogério de Oliveira Mattos.

Na oportunidade o diretor conversou com o Prefeito sobre umprojeto do Governo Federal do qual o Senai faz parte e que disponibiliza cursosprofissionalizantes gratuitos para alunos de escolas públicas de todo o país.

Trata-se do PRONATEC, (Programa Nacional de Acesso ao EnsinoTécnico e Emprego) que, segundo informações do Ministério da Educação, "temcomo objetivo principal expandir, interiorizar e democratizar a oferta decursos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) para a população brasileira".

A partir do programa, o Senai conta com o "Bolsa-Formação"modalidade que permitirá a oferta de vagas em cursos técnicos e de FormaçãoInicial e Continuada (FIC), também conhecidos como cursos de qualificação.Oferecidos gratuitamente a trabalhadores, estudantes e pessoas emvulnerabilidade social.

Os cursos presenciais serão realizados pela Rede Federal deEducação Profissional, Científica e Tecnológica, por escolas estaduais de EPT epor unidades de serviços nacionais de aprendizagem como o SENAC e o SENAI.

Segundo o Diretor do Senai de Tijucas, no Município foramdisponibilizadas 90 vagas exclusivamente dedicadas ao ingresso de estudantes peloPRONATEC. Para isso, a entidade visitou todas as escolas municipais e estaduaisde Tijucas e também de municípios da região para convidar os jovens aparticiparem.

Os interessados devem estar cursando o segundo ou terceiroano do ensino médio e precisam se inscrever até esta sexta-feira (24). Feitoisso, os inscritos serão submetidos a um sorteio que será realizado pelaGerência Regional de Educação da Secretaria de Desenvolvimento Regional deBrusque para ocupação das vagas existentes.

"É mais uma oportunidade que o Senai está oferecendo aosjovens da região e esperamos que o curso seja bem aproveitado por todos que seinscreverem" - disse o Diretor.

Os cursos técnicos oferecidos na unidade de Tijucas são paraEletromecânica, Rede de Computadores e Segurança no Trabalho. Todos têm aulasno período vespertino e a intenção é que os estudantes participem do projeto nocontra turno da escola regular.

"Precisamos cada vez mais de incentivos como este paraocupar nossos jovens e desde já ensinar uma profissão. Por isso apoiamos a idéiae nos colocamos à disposição para reforçar o convite a todos os estudantes darede pública de Tijucas" - disse o Prefeito.

Ainda durante a visita o Diretor do Senai relatou aoPrefeito as conquistas da unidade de Tijucas que neste ano dobrou a quantidadede alunos matriculados, passando de 400 para 800 alunos no ensino médio ecursos técnicos.

"Estamos muito otimistas com o trabalho que iniciaremosagora em 2012 e é bom saber que temos o apoio do Poder Público Municipal" -finalizou o Diretor.

(Texto: Karina Peixoto | Foto: Anderson de Castro)