Diretora Estadual do Procon visita Tijucas

24/08/2011

A Diretora do Procon de Santa Catarina, Elizabete Luiza Fernandes e o Gerente de Municipalização do Procon Estadual, Marcos Roberto Nogueira Vitor estiveram em nosso município nesta quarta-feira (24) para conhecer a estrutura do Procon de Tijucas.

Eles foram recepcionados pelo Coordenador do Procon de Tijucas Erivelto dos Santos e pelo Chefe de Departamento Pessoal da Prefeitura, Sebastião Silva.

Na oportunidade Elizabete se mostrou surpresa com a boa estrutura do Procon local e elogiou o coordenador pelas melhorias que vem sendo realizadas nos últimos meses buscando aprimorar o atendimento ao consumidor de Tijucas.

"Vejo que além de boas condições de trabalho vocês estão bem avançados em termos de aproximação com o público, em especial por contarem com um link específico do Procon no site do Município. Apesar de parecer algo óbvio, poucos municípios onde funciona o Procon contam com esta importante ferramenta" - disse a Diretora.

Além de conhecer o atendimento em Tijucas, um dos objetivos da visita do órgão estadual ao nosso município foi trazer a proposta de inclusão ao SINDEC (Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor). Trata-se de um programa que integra em rede as ações e informações da Defesa do Consumidor. Ele representa o trabalho do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor e dos Procons integrados, e forma um todo harmônico para proteção estratégica e qualificada dos consumidores de todo o país.

De acordo com a Diretora, Santa Catarina é um dos estados que conta com menor número de Procons interligados ao sistema do SINDEC. "Precisamos ampliar este atendimento que é oferecido gratuitamente aos municípios e que facilita imensamente o trabalho dos Procons já que reúne em um único sistema todas as informações necessárias ao acompanhamento do Procon" - disse a Diretora ao comentar sobre o sistema que conta com suporte do Ministério da Justiça.

O Coordenador do Procon de Tijucas, Erivelto dos Santos se mostrou disposto a cadastrar o Município de Tijucas no sistema e afirmou que o programa facilitará o trabalho no órgão local que atualmente tem média de 100 atendimentos por mês.

"Temos uma grande demanda em Tijucas e não somente de moradores da cidade, mas também de consumidores de cidades vizinhas que por não contarem com Procon em suas cidades acabam recorrendo ao nosso município" - disse o Coordenador.

A Diretora Estadual e o Gerente de Municipalização do Procon se comprometeram a buscar apoio das autoridades da região para que implantem o serviço em suas cidades.

"Não podemos sobrecarregar o Procon de Tijucas por conta da falta de Procons em outras cidades da região. Até porque, com isso, não cumprimos nosso principal objetivo que é aproximar o órgão de defesa dos consumidores" - disse Marcos Roberto ao defender a instalação de Procons em cidades vizinhas.

Satisfeita pela visita, a Diretora Estadual agradeceu pela receptividade e novamente parabenizou Tijucas pela organização do Procon local. Ao final do encontro ela recebeu uma lembrança da Administração Municipal das mãos do Chefe de Departamento Pessoal da Prefeitura Sebastião Silva que na oportunidade representou o Prefeito Elmis Mannrich.

(Texto e fotos: Karina Peixoto)