Diretora de melhor escola pública do país palestra em Tijucas

18/04/2011

"Inovar é adotar um modelo de conduta muito antes dele se tornar indispensável para o mundo que sonhamos."

Foi neste sentido, de inovar sempre, que a Secretaria Municipal de Educação de Tijucas promoveu um encontro no dia 15 de abril com os Gestores da Rede Municipal de Ensino. O objetivo foi buscar a reflexão sobre seus conceitos de educação e aprendizagem.

Para conversar com os professores, a Secretaria Municipal trouxe a Tijucas a Professora Vera Morais, que atua como Diretora da Escola Estadual de Educação Básica Neusa Mari Pacheco, instalada em Canela, Rio Grande do Sul e que foi considerada a melhor escola na categoria Escolas Públicas no Prêmio SESI Qualidade na Educação 2010. Natural de Bom Jesus, no Rio Grande do Sul, e professora da rede Estadual há 31 anos, Vera veio a Tijucas para trazer um pouco de sua experiência exitosa, falar sobre o trabalho desenvolvido na Escola e comentar sobre os desafios da educação pública no Brasil.

Segundo a palestrante, o trabalho desenvolvido na Escola Estadual Neusa Mari Pacheco, é resultado de uma parceria entre comunidade, família e escola. "Há uma integração muito grande e isto só traz resultados positivos" - disse a diretora.

Entre as lições deixadas em sua manifestação a professora destacou que "quando lançamos uma semente na terra, juntamos a ela a esperança e a certeza de que vai nascer uma planta. Da planta, o fruto, e do fruto novas sementes."

"Foi um encontro que despertou a criatividade e imaginação de todos. Tenho a certeza de que juntos e com amor, em favor da educação, vamos conseguir obter resultados positivos na área educacional" - afirma a Secretária de Educação Márcia Machado Maurício que ainda comemora a vinda da professora gaúcha ao nosso Município.

"Ficamos muito felizes em receber a Professora Vera em nossa cidade. Por ser historiadora, ela encantou-se com o Casarão Gallotti, o qual fez questão de visitar antes de retornar ao Município de Canela. De Tijucas ela disse estar levando lindas recordações e deliciosos quitutes de nossa culinária" - complementou Márcia.

Além da Secretária, as diretoras escolares de Tijucas também avaliaram de forma muito positiva o encontro com a palestrante. "Foi de grande valia a palestra da professora Vera. Percebemos que tudo que é sonhado, planejado e organizado dentro da educação pode ser concretizado, mediante a união e cooperação entre escola, família e comunidade" - disse Giane Maria de Souza Fernandes, Diretora da E.E.F. Santa Terezinha.

Lourete Macuco, Dail Nelsy da Silva e Eliane Guedes, respectivamente Diretora, Supervisora e Orientadora, da E.E.F. Dep. Walter Vicente Gomes também se manifestaram. "Pela palestra da Diretora Vera nos demos conta de algo grandioso. Quando acreditamos naquilo que fazemos, a utopia se transforma em realidade. Precisamos acreditar em nossos sonhos e, numa unidade, tendo todos os mesmos objetivos. Queremos aproveitar para parabenizar todos os colaboradores da escola apresentada e ao mesmo tempo, a Secretaria Municipal de Educação de Tijucas por dar oportunidade aos gestores das escolas e creches municipais de conhecer tão bela história." - afirmaram as profissionais.

(Texto: Karina Peixoto | Fotos: Fabiana da Silva)