Diretores escolares recebem orientações sobre a Gripe A

28/07/2009

A Administração Municipal de Tijucas promoveu nesta terça-feira (28) uma reunião com Diretores Escolares de unidades públicas e particulares do município sobre a Gripe A, doença causada pelo vírus Influenza (H1N1).

As orientações foram repassadas pela Enfermeira da Estratégia de Saúde da Família de Tijucas, Gláucia Mayra Soar, que já participou de Teleconferência promovida pelo Ministério da Saúde e que na semana passada esteve presente em mais uma capacitação promovida pela Vigilância Epidemiológica Estadual, em Florianópolis.

Além das explicações da Enfermeira, os Diretores também ouviram as manifestações do Prefeito Elmis Mannrich, da Secretária de Educação Márcia Machado Maurício e do Secretário de Saúde Sérgio Murilo Cordeiro. Todos ressaltaram a importância de abordar o assunto de maneira preventiva, como forma de orientação, até porque até o momento não houve registro de casos da nova gripe em nosso município.

O Secretário de Saúde inclusive ressaltou que todas as atualizações no banco de dados da Vigilância Epidemiológica do Estado são repassadas à Secretaria Municipal de Saúde de maneira imediata, facilitando assim, o fluxo de informações quanto às confirmações de casos suspeitos em todo o estado.

"A Secretaria Municipal de Saúde está fortemente preparada para atuar nesta situação e se mantém constantemente atualizada sobre os índices em Santa Catarina e no Brasil, no entanto, estamos em uma condição normal. Tijucas ainda não teve casos da Gripe A e por isso, não há motivo para pânico. Nossas ações tem sido no sentido de orientação e prevenção, como é o caso desta reunião de hoje" - disse o Secretário.

O objetivo é que as informações repassadas aos Diretores neste encontro sejam compartilhadas com os Professores, que vão orientar os alunos e consequentemente, os pais e demais familiares destes estudantes. "Com isso conseguimos atingir um grande número de pessoas e tomar os cuidados básicos para que a doença não se alastre da maneira como tem acontecido em outras regiões". - reforçou Serginho.

(Texto: Karina Peixoto | Fotos: Allex Farias)