Diretoria de Trânsito reivindica ações da Autopista

27/04/2011

O Diretor Municipal de Trânsito e Transportes de Tijucas, Gerson Henrique Marcelino, esteve nesta terça-feira (26/04) em Joinville para participar de uma reunião na sede da Autopista Litoral Sul - concessionária responsável pela BR 101 no trecho que compreende nosso município.

O Diretor estava acompanhado do vereador e membro do Conselho Municipal de Trânsito de Tijucas, Adalto Gomes, e na ocasião apresentou ao Gerente de Engenharia da Autopista Litoral Sul Fernando Augusto Infante Araujo, as reivindicações do Município de Tijucas.

Entre as solicitações, das quais muitas já vêm sendo feitas há bastante tempo por representantes de Tijucas, estão: a construção de um elevado e de uma marginal de acesso na localidade de Morretes, recolocação dos totens turísticos de Tijucas na entrada da cidade e ainda, melhorias no Elevado da BR 101 que integra o sistema viário entre as Avenidas Coleira e José Manoel Reis, ambas com intenso fluxo de veículos e próximos a pólos geradores de tráfego.

De acordo com Gerson, "boa parte das solicitações foram bem recebidas e estamos na expectativa de que em breve as ações já possam ser implementadas" - afirmou.

Outro assunto abordado durante o encontro diz respeito às mudanças no trânsito em vias que dão acesso ao trevo da cidade e também na área sob a ponte da BR -101 em Tijucas. "Há muito tempo aquele local recebe um tráfego regional pesado e bastante intenso, o que aumenta o índice de acidentes. Tanto é que diversas ocorrências já foram registradas no local, inclusive com vítimas fatais" - salientou o Diretor.

Segundo Fernando Augusto, Gerente de Engenharia da Autopista Litoral Sul, o município deve apresentar um projeto das mudanças e croquis dos referidos locais que após serem analisados por sua equipe e pela ANTT, deverão ser liberados para execução.

Após a reunião em Joinville, um novo encontro foi realizado em Tijucas com Antônio Marçal Nogueira Neto, Coordenador de Obras e Conserva da Paulista Infraestrutura - empresa do Grupo OHL Brasil, prestadora de serviços para a Autopista nesta região.

Na oportunidade também estiveram presentes o Secretário Municipal de Obras de Tijucas Elói Pedro Geraldo e a Procuradora do Município Michele Peixer Pereira dos Santos.

Durante a reunião, Marçal recebeu de forma positiva os pedidos do Município e se colocou à disposição para o que for necessário a fim de facilitar o trabalho das equipes da Prefeitura na execução de serviços nas áreas de domínio da Autopista.

Entre as medidas que devem ser implementadas em breve estão a recolocação dos totens e portais turísticos de Tijucas, e as obras de reparo na tubulação de rede pluvial da Rua Demóstenes Feminela, onde são registrados graves problemas de escoamento.

"Temos necessidade e intenção de realizar uma série de melhorias em nosso município, mas em algumas localidades, onde a Autopista tem domínio estávamos impedidos de realizar tais serviços. Agora, diante das conversações realizadas, esperamos conseguir a liberação para realizar as referidas obras." - afirma o Secretário de Obras Elói Pedro Geraldo.

(Texto: Karina Peixoto | Fotos: Fabiana da Silva)