Documentário retrata Ensino Profissionalizante em Tijucas

17/06/2010

Envolvido nas comemorações dos 150 anos de Tijucas, o Conselho Municipal de Indústria e Comércio tem realizado ações de resgate histórico do Município.

Uma delas tratou de relembrar o surgimento e o desenvolvimento do comércio em Tijucas e nesta semana durante reunião do Conselho, foi feito um importante resgate sobre a trajetória do ensino em nosso município.

Sob a responsabilidade dos conselheiros Nelson Zunino Duarte e Marco Aurélio Sedrez, foi produzido um documentário sobre o Ensino Profissionalizante em nosso município.

O vídeo contou com a colaboração de Juliana Lima e Amanda Baixo, que visitaram pessoas ligadas ao ensino de Tijucas para gravação em vídeo de entrevistas e depoimentos.

O trabalho de pesquisa teve início em abril deste ano e em maio já foram iniciadas as gravações. Segundo Juliana, uma das produtoras do vídeo, a qualidade do material colhido superou as expectativas e acabou dificultando a seleção das entrevistas.

"Nem imaginávamos que teríamos tantos depoimentos ricos e interessantes para utilizar no vídeo e por isso ficou difícil determinar os cortes ou eliminar falas, afinal, tudo que ouvimos foi de extrema importância para registro de nossa história" - afirma Juliana.

Na última segunda-feira foi feito um pré-lançamento do documentário para membros do conselho, autoridades e empresários. O evento foi realizado na Parentex, empresa gerenciada por um egresso da Univali de Tijucas, Vanderlei Cadore, e que por isso, segundo a instituição, representa a importância e o valor do ensino profissionalizante em nosso município.

Durante a exibição, o público acompanhou depoimentos de ex-professores e alunos, como Maria Luzia de Souza Lídio, Valério Cristofolini, Nilton Fagundes, Evaldo Vieira Peixoto, Manoel dos Anjos e outros importantes personagens da educação em Tijucas.

O material, que ainda receberá ajustes, tem atualmente 40 minutos de duração. "Ainda vamos adicionar depoimentos que ficaram em nossos arquivos e que precisam ser divulgados. Além disso, faremos uma espécie de "making off" retratando os bastidores desta pesquisa e incluiremos caracteres nas imagens. Imaginamos ter o documentário totalmente pronto até agosto deste ano" - explica Juliana Lima.

(Texto: Karina Peixoto | Fotos: Fabiana da Silva).