Entardecer Cultural presta homenagem à Dona Tinoca

16/05/2011

A poetisa Emerentina Silva, conhecida Dona Tinoca, foi tema de homenagens durante a última edição do Entardecer Cultural, promovido neste domingo, dia 15 de maio, no Casarão Gallotti.

Abrindo a Semana Tijuquense de Incentivo à Leitura, o evento homenageou a poetisa que faleceu recentemente aos 86 anos de idade, deixando como legado uma grande alegria de viver e o exemplo de cidadã atuante.

Dona Tinoca era também presença constante nos eventos do Município, em especial do Entardecer Cultural que acontece todos os meses no Casarão Gallotti.

Diante disso, a Secretaria Municipal de Cultura, Juventude e Direitos Humanos de Tijucas organizou uma exposição de fotos e livros da escritora e convidou amigos e familiares para prestigiar o evento.

"Não poderíamos deixar de homenagear Dona Tinoca, afinal, é uma figura marcante, que deixa um importante legado para a história e para a cultura de Tijucas e que por isso merece ser sempre lembrada. Para isso fizemos questão de prestar esta homenagem aqui no Casarão Gallotti, o qual ela acompanhou desde muito jovem e também nos últimos anos quando ele começou a ser restaurado. Por tudo isso e muito mais, ela merece nossa homenagem" - disse a Secretária de Cultura, Juventude e Direitos Humanos de Tijucas Adriana Porto Faria.

Foi também através de Dona Tinoca que surgiu o Grupo da Amizade - grupo este da terceira idade e que está perto de completar vinte anos de existência. Integrantes do grupo também se fizeram presentes no Entardecer e lá fizeram a leitura de poesias da amiga que será sempre lembrada pela amizade e pelo espírito jovem que transparecia em suas atitudes e planos.

A Sociedade Musical União Tijquense e uma mensagem enviada aos amigos de Tijucas pela filha de Dona Tinoca, Ângela Silva, complementaram a homenagem prestada à escritora.

Ainda nesta edição do Entardecer Cultural, o Jornal Notícias do Dia fez a entrega de mais uma edição do prêmio Profissionais de Ouro, tendo como homenageado o mais antigo carpinteiro e marceneiro de Porto Belo Vitor Manoel Lucinda. Com familiares morando também em Tijucas, Vitor completa 45 anos de profissão trabalhando na construção de embarcações, sendo referência no setor e se consagrando com um dos poucos que permanecem nesta atividade.

O Prefeito Elmis Mannrich, presente no evento, fez questão de parabenizar o homenageado bem como relembrar a importância de Dona Tinoca para Tijucas.

"Fico sempre muito feliz quando estou no Casarão Gallotti e mais ainda, quando tenho oportunidade de conversar com a comunidade neste local que por muitos anos representou um sonho para Tijucas. Ver esta casa hoje restaurada e sendo utilizada por nosso Povo para valorizar a cultura e homenagear pessoas como Dona Tinoca e o marceneiro Vitor Lucinda é sem dúvida motivo de muito orgulho e alegria" - disse o Prefeito.

Ao final da cerimônia todos foram convidados a prestigiar a exposição literária organizada por estudantes de escolas municipais e que foi aberta à visitação no porão do Casarão Gallotti.

A Semana Tijuquense de Incentivo à Leitura contempla ainda em sua programação uma feira de livros nas escolas, contação de histórias, produção textual, gincana literária e como encerramento, mais uma Noite de Cantos e Versos, tendo também como tema um Tributo à Dona Tinoca. O evento acontecerá na sexta-feira, dia 20 de maio, no Anfiteatro Leda Regina de Souza a partir das 19h30m.

(Texto: Karina Peixoto | Fotos: Fabiana da Silva)