Educação de Tijucas celebra o Dia Internacional da Síndrome de Down

20/03/2013

A Secretaria Municipal de Educação e a Apae de Tijucascelebram nesta quinta-feira, dia 21 de março, o Dia Internacional da Síndromede Down.

Integrado à Campanha "Ser diferente é normal", o Município deTijucas vai trabalhar a data nas escolas e também na imprensa local através detextos e material em áudio buscando a conscientização de todos para a inclusão daspessoas com síndrome de down na sociedade.

"Partimos do princípio que a Síndrome de Down é algo queprecisa de estimulação adequada e quanto mais cedo isso acontecer, maior será opotencial da criança para desenvolver suas habilidades" - explica a Secretáriade Educação Lorena de Oliveira Silva.

SOBRE A SÍNDROME

De acordo com dados da Wikipedia, a Síndrome de Downou Trissomia do cromossoma 21 é um distúrbio genético causado pelapresença de um cromossomo 21 extra total ou parcialmente. A síndrome écaracterizada por uma combinação de diferenças maiores e menores na estruturacorporal. Geralmente a síndrome de Down está associada a algumas dificuldadesde habilidade cognitiva e desenvolvimento físico, assim como de aparênciafacial. A síndrome de Down é geralmente identificada no nascimento. A síndromede Down é um evento genético natural e universal, estando presente em todas asraças e classes sociais.

Confira o áudio da campanha em Tijucas no link superior, no topo da matéria.

(Texto: Karina Peixoto | Foto: Banco de Imagens | Mensagem Secretaria de Educação de Tijucas e Apae)