Educação de Tijucas define diretrizes curriculares para a rede municipal

31/07/2013

A Secretaria Municipal de Educação de Tijucas iniciou nesta semanauma discussão sobre as diretrizes curriculares da rede municipal de ensino. Oestudo está sendo feito com base nas diretrizes curriculares nacionais,adequando os princípios à realidade de Tijucas.

O tema está sendo trabalhado por uma comissão formada porprofessores representantes de todos os segmentos da rede, desde a educaçãoinfantil até o ensino fundamental.

De acordo com a Secretária Municipal de Educação, Lorena deOliveira Silva, "os integrantes desta comissão, que atuam como coordenadores, forameleitos pelos próprios professores em cada segmento de ensino" - explica.

Segundo ela, a partir desta iniciativa, até então inédita nomunicípio, os professores vão analisar o que vem sendo trabalhado em seussegmentos a partir da discussão de conceitos, competências e habilidades. Emseguida, eles irão discutir os pressupostos filosóficos indicando questõesmetodológicas, critérios de avaliação e de aprendizagem em cada nível deensino.

E finalmente, depois de vencidas estas etapas, um grandeseminário será organizado com toda a rede para que o corpo docente do municípiotenha conhecimento amplo e geral de tudo que é trabalhado nas escolasmunicipais de Tijucas, independentemente do nível escolar em que o professoratue.

O resultado desta discussão dará origem a um documentoúnico, o qual será entregue aos professores para que seja trabalhado em toda arede municipal como sendo as Diretrizes Curriculares do Município de Tijucas.

SOBRE DIRETRIZESCURRICULARES

Deacordo com o Prof. Ms Elicio GomesLima, "as Diretrizes Curriculares Nacionais são normasobrigatórias para a Educação Básica que orientam o planejamento curricular das escolas e sistemas de ensino, fixadas peloConselho Nacional de Educação (CNE). As DCN"s têm origem na Lei deDiretrizes e Bases da Educação (LDB), de 1996, que assinala ser incumbência da União "estabelecer, emcolaboração com os Estados, Distrito Federal e os Municípios, competências e diretrizes para a educação infantil, o ensinofundamental e o ensino médio, quenortearão os currículos e os seus conteúdos mínimos, de modo a assegurara formação básica comum"".

Ele ainda afirmaque "a idéia das DCN"s considera a questão da autonomia da escola e da propostapedagógica, incentivando as instituições a montar seu currículo, recortando,dentro das áreas de conhecimento, os conteúdos que lhe convêm para a formaçãodaquelas competências que estão explicitadas nas diretrizes curriculares. Dessaforma, a escola deve trabalhar esses conteúdos nos contextos que lhe pareceremnecessários, considerando o tipo de pessoas que atende, a região em que estáinserida e outros aspectos locais relevantes".

Conteúdo sobre Diretrizes Curriculares Nacionais retiradodo texto: http://pt.scribd.com/doc/100078109/O-QUE-SAO-DIRETRIZES-CURRICULARES-NACIONAIS

Confira também artigo produzido pelas Professoras de Tijucas, AndréaAlves e Leila Mafioletti:
DIRETRIZES CURRICULARES MUNICIPAIS - TIJUCAS

(Texto: Karina Peixoto | Fotos: Secretaria Municipal de Educação de Tijucas)