Educação de Tijucas é elogiada pelo trabalho com alunos especiais

24/03/2010

"A escola não é só prédio, tijolos, a escola é lugar de gente; gente que se respeita, se admira, se alegra..." assim já dizia Paulo Freire. Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Educação vem a cada ano aprimorando o atendimento às crianças com necessidades especiais na rede municipal de ensino através do trabalho de professoras auxiliares.

De acordo com a Secretária Márcia Machado Maurício, "em 2009 tivemos excelentes resultados com estas crianças! Elas participaram ativamente das atividades diárias da sala de aula e com certeza se sentiram mais integradas à turma" - disse.

Para isso, a Secretaria Municipal de Educação de Tijucas implantou em 2008 uma equipe de profissionais com psicóloga e fonoaudióloga que prestam atendimento a todas as crianças da rede municipal de ensino que apresentam dificuldades de aprendizagem. Também foi implantado o núcleo de Educação Especial que acompanha e orienta as professoras regentes e auxiliares que lidam com as crianças especiais.

Para surpresa e satisfação da Secretaria de Educação, na última sexta-feira (12/03), a avó do aluno Anderson Júnior Steinhauber procurou a escola de ensino fundamental Ondina Maria Dias, onde seu neto estuda na 1ª série sob orientação das professoras Cristiane Soares Silva e Maria de Fátima Rosa, para relatar a felicidade que ela e sua filha se encontram. O depoimento diz o seguinte:

"O Anderson aguardava ansioso o seu ingresso na escola e nós pensávamos: Como o nosso menino seria visto e como ele iria se sentir? Estávamos angustiados pois ao mesmo tempo que queríamos que ele entrasse na escola, tínhamos medo de uma rejeição por parte de todos.. Mas tudo foi tão diferente! A escola estava preparada. Nosso Anderson nem sentiu sua limitação e nem menciona isto. Ele participa de todas as aulas com muita satisfação, pois a Secretária de Educação disponibilizou uma professora para auxiliá-lo em todas as atividades. A escola ainda conseguiu uma cadeira de rodas já que antes ele se locomovia com uma motoquinha de bebê. Por tudo isso, nós estamos muito felizes! Nosso menino ama ir para a escola, ama seus amigos e professoras! E é por isso que faço esta demonstração de gratidão. Estamos imensamente felizes por vimos e sentimos nosso filho e neto endo amado, respeitado e incluído no mundo educacional. Muito obrigada!" - disse Carmen Maçaneiro de Souza, avó do aluno Anderson.

"Com um relato desses só temos a comemorar e a trabalhar cada vez mais para cumprir nossa missão enquanto educadores que somos, aprimorando ainda mais o processo de inclusão de alunos especiais em nossa rede municipal" - afirma a Secretária Márcia Machado Maurício.

(Texto: Karina Peixoto | Foto: Secretaria de Educação)