Educação de Tijucas participa de palestra com Leonardo Boff

21/07/2011

A Secretária Municipal de Educação de Tijucas Márcia Machado Maurício, a Coordenadora dos Centros de Educação Infantil do Município, Janete Pedrini e a Professora Aretusa Machado Costa participaram nesta segunda-feira, dia 18 de julho, de uma conferência sobre Educação intitulada: Princípios e Práticas Humanizadoras.

O evento foi realizado no Centro de Eventos Multiuso de São José e teve como palestrante o professor Leonardo Boff, teólogo, filósofo e escritor.

De acordo com a Secretária Márcia, durante a conferência vários pontos foram abordados, entre eles, valores e atitudes do ser humano e sua postura com relação ao futuro do planeta.

Para isso o palestrante trabalhou temas como:

? "O pensamento que produz a crise não pode ser o mesmo para tirar-nos da crise".
? "A essência do ser humano é o cuidado! Precisamos cuidar uns dos outros".
? "O crime maior da humanidade é a falta de sensibilidade do ser humano. Não é o ganhar X perder, mas sim o ganhar X ganhar".
? "O que a humanidade quer do seu planeta Terra"?
? "Se queremos assumir responsabilidades, precisamos ter uma nova ótica para desenvolvermos uma nova ética".

Ao final do evento as representantes de Tijucas conversaram com o escritor Professor Leonardo Boff e participaram da sessão de autógrafos, tendo a assinatura do autor em um de seus livros intitulado "A Águia e a Galinha" - uma metáfora da condição humana que já está na sua 48ª edição.

MAIS SOBRE O PALESTRANTE

Leonardo Boff acompanha movimentos sociais populares e participa ativamente de discussões acadêmicas particularmente das ligadas à ecologia, à ética e à espiritualidade. Recebeu em 2001 o Prêmio Nobel Alternativo por seu livro Ecologia: grito da Terra, grito dos pobres.

(Texto e fotos: Karina Peixoto e Secretaria de Educação)