Educação reúne entidades para discutir a segurança dos estudantes

14/08/2013

A Secretaria Municipal deEducação de Tijucas promoveu nesta terça-feira (13) uma reunião com representantesde órgãos ligados à segurança pública, direitos da criança e do adolescente,além de profissionais da educação, cultura e ação social do município.

O objetivo foi discutir erefletir sobre a vulnerabilidade social a que crianças e jovens estão expostosatualmente e com isso, buscar melhorias na segurança e na formação pessoal decrianças e adolescentes que freqüentam as escolas de Tijucas.

"Além de segurança pública, nossoobjetivo é garantir aos estudantes da rede municipal oportunidades decomplementação educacional através de projetos realizados dentro e fora daescola, e por isso precisamos do apoio e da efetiva participação de todos vocês"- disse a Secretária de Educação Lorena de Oliveira Silva.

Segundo ela, no mesmo encontro jáfoi criada uma comissão que terá como meta desenvolver projetos nesta linhapara atender crianças da rede municipal tendo como foco principal, nesteprimeiro momento, as turmas de ensino fundamental.

Ela também comentou sobre açõesque já estão sendo realizadas pela Secretaria de Educação e que serão ampliadasem breve, como por exemplo, a parceria do Município com o SESC, pela qual 90alunos da Escola João Caetano estão sendo beneficiados atualmente. De acordocom o Diretor do SESC, Joezer Goulart Maria, trata-se de um projeto denominadoHabilidades de estudo, voltado para crianças de 6 a 11 anos. As atividadesacontecem todos os dias, na unidade do SESC durante o período de contra turnoescolar e garantem às crianças participantes monitoria de professores pararealização de tarefas escolares, lanche, orientações sobre higiene corporal ebucal, além de ações pedagógicas planejadas com atividades lúdicas quecomplementam a prática pedagógica do ensino regular.

Segundo a Secretária de Educação,este mesmo projeto deve se estender aos alunos da Escola Santa Terezinha aindaneste ano.

"Este é um exemplo de atividadeque acontece no contra turno escolar, mas também pretendemos reforçar as açõesque já acontecem nas escolas e com isso fortalecer a permanência do aluno noambiente escolar e melhorar seu desempenho de forma geral" - acrescenta a Secretária.

Participaram do encontro representanteda juíza da Comarca de Tijucas, Dra. Viviana Gazaniga, o Presidente da OAB SubseçãoVale do Rio Tijucas, Sávio de Assunção Milanez, a Secretária Municipal deCultura de Tijucas, Adriana Porto Faria, além de representantes do SESC, doCRAS, CREAS, CMDCA, Diretores Escolares e profissionais da educação de Tijucas.

Uma nova reunião já ficouagendada para quarta-feira, dia 21 de agosto, às 16h na Secretaria de Educaçãovisando à participação de todos os presentes e também dos segmentos que haviamsido convidados para este primeiro encontro e que por algum motivo não puderamcomparecer. Novos convites também devem ser feitos a setores consideradoscapazes de colaborar com os projetos a serem desenvolvidos por esta comissão.

(Texto: Karina Peixoto | Foto: Secretaria de Educação)