Emoção e fé no Dia de São Sebastião em Tijucas

21/01/2010

Um ato de fé e muita emoção marcou o Dia de São Sebastião, padroeiro de Tijucas nesta quarta-feira, dia 20 de janeiro.

No final da tarde diversas pessoas aguardavam em frente e também no interior do Casarão Gallotti a saída da imagem de São Sebastião que dali seguiu em procissão com os fiéis até a Igreja de Nossa Senhora dos Navegantes, no bairro da Praça, onde está a Cruz de São Sebastião.

O grupo foi acompanhado pela Sociedade Musical União Tijuquense, que sob a regência do Maestro Nélio Cícero Muniz, contribuiu para relembrar os velhos tempos em que a caminhada religiosa era promovida no dia de nosso padroeiro.

Ao chegar na Igreja foi iniciada a missa presidida pelo Padre David Antônio Coelho (convidado para a cerimônia), auxiliado pelos Diáconos Walter Telles e Jorge Campos. A missa também contou com a importante contribuição do Grupo Litúrgico da Comunidade, coordenado por Icelda Telles e Emerson Azevedo.

No início da celebração o Prefeito Elmis Mannrich deu as boas-vindas a todos e registrou a importância daquele momento para Tijucas, em especial neste ano em que comemoramos os 150 Anos de emancipação do município.

"Como costumo afirmar, temos muito o que agradecer por morarmos em Tijucas - esta terra abençoada que cresce cada vez mais - e por poder participar de momentos como este que nos fazem refletir e servem de incentivo para que busquemos uma cidade ainda melhor para se viver." - afirmou o Prefeito.

Em sua manifestação o Padre David também ressaltou a importância do Sesquicentenário e revelou sua satisfação por participar deste momento em Tijucas. "Eu me sinto muito feliz por poder presidir esta missa e reencontrar as pessoas queridas de Tijucas... ainda mais aqui no bairro da Praça onde tudo começou, onde foi dado início a um importante contexto religioso que se espalhou por todos os bairros e até mesmo cidades vizinhas" - disse o Padre.

Logo após a missa todos se dirigiram à frente da Igreja onde foi realizada a apresentação do Grupo de Boi de Mamão Antônio João dos Santos, vindo do município de Penha. A "Dança do Mastro de São Sebastião" animou a todos e envolveu a comunidade que, embalados pela cantoria, fizeram pedidos e oraram por São Sebastião.

O evento foi encerrado com um jantar organizado pela Comissão do Império do Divino Espírito Santo que em 2010 é da Comunidade do Oliveira.

"Foi um momento importante e de muita emoção, afinal, a comunidade atendeu nosso convite, participou e nos trouxe a mensagem de que esta tradição precisava ser resgatada e a partir de agora mantida em nossa cidade"- afirma Adriana Porto Faria, Presidente da Funcultrati e Membro da Comissão dos 150 Anos de Emancipação de Tijucas.

(Texto: Karina Peixoto | Fotos: Esmael Silva)