Emprego: Mais de 80% das vagas oferecidas em Tijucas são preenchidas

16/09/2009

A Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo (SINCOTUR) de Tijucas divulgou nesta semana um levantamento sobre a relação entre vagas de emprego oferecidas e preenchidas em Tijucas.

De acordo com a planilha, de janeiro até agosto deste ano aproximadamente 600 vagas foram oferecidas no município (através do SINE), sendo que destas, mais de 500 foram preenchidas, ou seja, tiveram trabalhadores efetivados.

O trabalho de cadastramento e encaminhamento de vagas e trabalhadores também é feito pelo SINE de Tijucas, que é vinculado à Secretaria de Indústria. De acordo com Neide Régis, que é Assessora para Assuntos Comunitários da SINCOTUR e Agente Responsável pelo SINE em nosso município, diversas empresas já têm como hábito repassar a abertura de vagas de emprego para o SINE toda semana. Segundo o levantamento, a média é de 80 oportunidades de trabalho por mês, sendo a maioria delas para linha de produção das empresas, embora também sejam oferecidas diversas vagas para o setor administrativo e serviços domésticos.

Neide explica que a responsabilidade da Secretaria, através do SINE é de gerenciar as vagas divulgadas e encaminhar os candidatos de acordo com o perfil exigido, sendo que a contratação ou não do interessado fica a critério da empresa empregadora.

"Também é importante ressaltar que estas vagas estão sempre sujeitas a alterações, por isso, em determinadas situações uma vaga que aparece em aberto pode ser preenchida ao longo do dia" - afirmou Neide.

Para encaminhar os candidatos às empresas solicitantes, é utilizado um sistema informatizado do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o chamado SIGAE (Sistema de Gestão das Ações de Emprego). Neste sistema são cadastradas todas as informações dos empregadores e dos trabalhadores que estão a procura de emprego, incluindo um histórico e também a pretensão profissional de cada um.

Ao receber as ofertas de vagas, o SINE consulta o sistema e filtra os candidatos que se enquadram no perfil pedido. Logo em seguida a Secretaria mantém contato com o possível empregado e o informa sobre a existência da vaga. Tendo interesse em se candidatar, o interessado deve ir até a Secretaria de Indústria e Comércio, onde funciona o SINE para que receba as orientações necessárias e também uma carta de encaminhamento, que informa dados do candidato, da empresa que oferece a vaga, bem como a data e o horário nos quais ele deve comparecer para participar do processo seletivo.

Neide explica ainda que algumas empresas utilizam outros recursos do SINE, como pré-seleção e até mesmo o uso do espaço físico da Secretaria para realização das entrevistas de emprego.

"Nosso papel é facilitar o preenchimento de oportunidades de trabalho em nosso município, atendendo assim, tanto a necessidade do empregador quanto do trabalhador que está em busca de emprego. Para isso, mantemos nosso sistema sempre atualizado e contamos com a colaboração das empresas e dos próprios candidatos para que nos mantenham informados sobre sua condição, afinal, o cadastro estará sempre lá e será acionado sempre que o trabalhador se encaixar no perfil de determinada vaga e estiver como disponível no sistema" - relembrou Neide.

O índice de empregabilidade em Tijucas, superior a 80%, é comemorado pelo Secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Celso Leal. Para ele, "isso demonstra que as oportunidades de emprego são uma constante em nosso município e por isso, um trabalho organizado e sistêmico como o que existe hoje em Tijucas facilita a inserção destas pessoas no mercado e atende as necessidades das empresas com maior facilidade" - disse.

O contato com o SINE de Tijucas pode ser feito em seu posto de atendimento, na Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo (em frente à Câmara de Vereadores) ou também pelo telefone (48) 3263-0937 e pelo email [email protected].

Confira também a Tabela de índice de empregos

(Texto: Karina Peixoto | Fotos: Allex W. Farias)