Prefeitura Municipal de Tijucas

(48) 3263-8100

Empresa de Tijucas inova ao reaproveitar materiais

12/01/2010

O Prefeito Municipal de Tijucas Elmis Mannrich visitou nesta terça-feira (12) a empresa Sonibrita Leve, no bairro de Areias.

O encontro foi acompanhado pelos membros do Conselho Municipal da Indústria, que foram até o empreendimento para conhecer o processo que transforma restos de materiais em produto para a construção civil.

Trata-se da brita leve, um produto feito a partir de restos de borracha e plástico e que serve como material para construção no preenchimento de lajes e outras estruturas. Na Sonibrita, os restos são fragmentados, tornando-se pequenas partículas que, combinadas com cimento e areia se tornam uma espécie de concreto.

O responsável pelo empreendimento e idealizador do produto é Henrique Iung Filho. Natural do oeste catarinense, Henrique sempre trabalhou no ramo de construção civil e explica que quando veio para São João Batista, onde morou por alguns anos, percebeu que os restos de borracha e plástico não tinham aproveitamento e logo lembrou de um projeto que havia conhecido tempos atrás e que utilizava estes restos na construção civil. Depois de algumas consultas a especialistas, o projeto foi executado e deu origem à empresa que agora está em Tijucas.

Além de ser algo novo e moderno, o material é um exemplo no que diz respeito aos cuidados com o meio ambiente e com o reaproveitamento de restos industriais, em especial solas de sapato e outros dejetos que até então não tinham um destino apropriado.

Os restos são remetidos por fábricas da região a partir de um procedimento que inclui licença para transporte e recebimento do material por parte da Sonibrita.

"Temos recebido material de diversas empresas da região, principalmente de Tijucas, São João Batista e Itajaí. Para isso, contamos com toda uma formalidade que garante a segurança no transporte destes resíduos e da destinação que damos a eles" - afirma Henrique.

Além de servir como base para edificações, o material apresenta excelente qualidade acústica e térmica. Segundo Henrique, mais de 65% do impacto sonoro é reduzido com a utilização da brita leve nas paredes.

Agora, o desafio da empresa é criar o Bloco leve. O projeto está sendo idealizado há algum tempo pelo empreendedor, mas segundo ele, ainda é preciso ampliar a estrutura da fábrica para dar início à produção. "Com a criação do bloco leve, as empresas de construção civil receberão o material pronto para colocação, sem necessidade de produzir a mistura com o cimento" - diz o empresário.

De acordo com o projeto, cada dois blocos totalizariam um metro quadrado de construção, pronto para ser rebocado. A previsão é de que os blocos comecem a ser fabricados a partir de junho deste ano.

Ao conhecer o processo e toda a história da empresa o Prefeito Elmis Mannrich se mostrou feliz por poder observar um projeto como este em Tijucas.

"Esta iniciativa é extremamente interessante por apresentar uma nova alternativa de material para construção e se torna ainda mais valiosa pela importante contribuição dada ao meio ambiente. Fico muito satisfeito por ver algo assim em nosso município e que com certeza, serve de exemplo para outras regiões" - afirmou o Prefeito.

.

.

(Texto: Karina Peixoto | Fotos: Esmael Silva)

© 2024. Prefeitura Municipal de Tijucas
- Santa Catarina - Brasil