Entardecer Cultural destaca o Folclore

16/08/2012

O Casarão Gallotti foi palco de mais um do EntardecerCultural nesta quarta-feira, 15 de agosto.

Nesta edição o tema de destaque foi o Folclore, e para issoa Secretaria Municipal de Cultura, Juventude e Direitos Humanos de Tijucasprogramou atrações especiais.

A primeira delas foi a apresentação dos alunos da EscolaJoão Caetano com a interpretação da peça A Pílula Falante, inspirada na obra deMonteiro Lobato.

Em seguida a Secretária de Educação Lorena de Oliveira Silvae representantes da empresa PROACTIVA fizeram a entrega da premiação doconcurso Ao Redor da Ibero-América, realizado pelaOEI - Organização dos Estados Ibero-Americanos e pela PROACTIVA. A iniciativatem por objetivo sensibilizar os alunos da rede pública de ensino sobre aimportância de preservar o meio ambiente, e ao mesmo tempo, de descobrir o queé necessário para ter uma cidade sustentável.

Oconcurso é realizado em algumas cidades brasileiras e também em oito países daAmérica Latina e para participar cada aluno deveria escrever uma carta eelaborar um desenho sobre o tema em destaque que neste ano foi "CidadesSustentáveis".

Ascrianças premiadas durante o Entardecer foram selecionadas no município para participaremda premiação nacional. Pela classificação, foram premiadas as estudantes MariaEduarda Dutra da Escola Deputado Walter Vicente Gomes em primeiro lugar; Ellende Oliveira da Escola Santa Terezinha em segundo lugar e Nicole Kiane Borges tambémda Escola Santa Terezinha em terceiro lugar.

Aprimeira colocada recebeu uma bicicleta e medalha de participação e asestudantes classificadas em segundo e terceiro lugares receberam como prêmio umaparelho de MP4 cada uma.

Ao final da premiação o públicofoi brindado com a apresentação do Grupo Folia de Reis Vida Alegre, dobairro Joáia, que sob a coordenação do Sr. Marcolino, resgatou a tradição doterno de reis, manifestação típica e de extrema importância cultural em nossaregião.

(Texto: Karina Peixoto | Fotos: Alexandre Alves)