Entardecer Cultural será em homenagem ao Aniversário de Tijucas

14/06/2011

Como todo dia 15, o Casarão Gallotti se prepara para mais um Entardecer Cultural. Neste mês, o evento encerrará a programação especial em homenagem aos 151 anos de emancipação político-administrativa de Tijucas e para isso, terá como atração principal o Lançamento do Museu Tijucas.

Trata-se da oficialização do projeto que transforma o Casarão Gallotti em Museu da cidade. De acordo o Decreto 600/2011, que o instituiu, o "MUSEU TIJUCAS" tem como objetivo conservar, investigar, comunicar, interpretar e expor o patrimônio cultural material e imaterial do Município de Tijucas visando a preservação, estudo, pesquisa, educação, contemplação e turismo em relação aos conjuntos e coleções de valor histórico, artístico, científico, técnico ou de qualquer natureza cultural, abertas ao público, a serviço da Sociedade e de seu desenvolvimento, privilegiando a construção de identidades e memórias dos distintos segmentos sociais.

Segundo a Secretária Municipal de Cultura, Juventude e Direitos Humanos de Tijucas, Adriana Porto Faria, "o museu é capaz de resgatar valores e fazer com que o cidadão se identifique, buscando em suas referências a memória cultural. Em nosso município, o público do Museu Tijucas é todo tijucano - aquele que nasceu em Tijucas e por isso tem suas raízes aí - e todo tijuquense - aquele de escolheu o município para morar e aí quer estabelecer vínculos" - disse.

Na mesma noite, ainda durante o Entardecer Cultural, haverá apresentação do Coral Infantil do CAU (Colégio de Aplicação Univali); da Escola Municipal de Dança de São João Batista e a Exposição Nossa Raízes Culturais. Já no espaço reservado ao Jornal Notícias do Dia, será feita a entrega de mais um troféu Profissionais de Ouro, que nesta edição presta homenagem à Davina Maria da Silva, doceira há mais de 30 anos.

O Entardecer Cultural está marcado para às 19h desta quarta-feira, dia 15, no Casarão Gallotti.

(Texto: Karina Peixot | Imagens: Arquivo PMT / Convite)