Entregue a primeira carteira de estacionamento especial de Tijucas

16/08/2011

Com base no Código de Trânsito Brasileiro, a Administração Municipal de Tijucas, através da Diretoria Municipal de Trânsito (DITRAN), está regulamentando os procedimentos para uso de vagas de estacionamento exclusivo para idosos.

Para isso, o órgão municipal emite uma carteira especial que dá direito aos motoristas idosos de utilizarem as vagas reservadas. O documento segue um modelo elaborado pelo Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) e tem validade em todo o território nacional.

O condutor Eli José Cesconetto, 60 anos, foi o primeiro a requisitar o documento em Tijucas. A carteira de registro número 001/2011 tem validade até 2016 e foi entregue na manhã desta terça-feira (16) pelo Prefeito Elmis Mannrich e pelo Diretor Municipal de Trânsito Gerson Henrique Marcelino.

De acordo com Gerson, esta foi a primeira de muitas outras carteiras que serão emitidas pela DITRAN. "Estamos à disposição dos idosos do Município para elaborar este documento que lhes garante um direito importantíssimo e que vale para municípios de todo o Brasil." - afirmou o Diretor.

A credencial deve ser exibida sobre o painel do veículo, com a frente voltada para cima. "O documento precisa ficar em local visível, facilitando assim a fiscalização por parte dos órgãos de trânsito" - complementou o diretor.

COMO REQUISITAR

Para requisitar a Carteira de Estacionamento em Vaga Especial, a pessoa deve ser moradora do Município de Tijucas e ter idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, conforme Lei Federal 10.741/2003 - Estatuto do Idoso. Dentro destas condições, o condutor fará a solicitação através de um requerimento (acesse aqui: Requerimento Oficial Carteira Estacionamento). O mesmo deve ser entregue à DITRAN acompanhado dos seguintes documentos:

? Cópia do CPF, RG, CNH e comprovante de residência do idoso.
? Cópia do documento do Veículo;
? Cópia da Procuração, CPF, RG, CNH e comprovante de residência de seu representante (se houver).

Vale lembrar que de acordo com regulamentação do CONTRAN, o uso de vagas destinadas às pessoas idosas por motoristas que não têm este direito caracteriza infração prevista no art. 181, inciso XVII do Código de Trânsito Brasileiro.

Para fazer a solicitação da carteira ou obter mais informações a respeito, procure a Diretoria Municipal de Trânsito que fica na Rua Coronel Büchelle, 620, centro de Tijucas e atende pelo telefone (48) 3263-5813.

(Texto e fotos: Karina Peixoto)