Entregue primeiro Selo de Inspeção Municipal de Tijucas

09/09/2010

A empresa Sena Régis Pescados, do bairro Santa Luzia, foi a primeira empresa de Tijucas a receber o S.I.M - Selo de Inspeção Municipal.

A entrega foi feita aos proprietários da empresa pelo Prefeito Elmis Mannrich e pelo Secretário de Agricultura e Pesca Nelso Vicentini, acompanhados do Médico Veterinário Éder Manzon Marconato, responsável pela implantação do sistema.

De acordo com o Secretário de Agricultura, Nelso Vicentini, o selo é uma antiga reivindicação do setor e é de fundamental importância para garantir a qualidade dos produtos de origem animal manipulados ou produzidos em nosso município.

"A partir da concessão deste primeiro selo e de outros quatro que já estão em andamento em nosso município, esperamos que todas aquelas empresas que tanto solicitaram a implantação do S.I.M, caminhem para a adequação de seus sistemas e também consigam implantá-lo em seus empreendimentos" - disse o Secretário.

Para os proprietários da empresa, de estrutura familiar, a conquista do selo representa a continuidade de um trabalho sério e comprometido iniciado anos atrás. "Ter este reconhecimento de qualidade de nossos produtos é uma satisfação para todos nós pois a continuidade desta empresa e a união de nossa família em torno dela sempre foi um desejo de nosso pai" - disse Ione Régis, representando a família.

O Prefeito Elmis afixou o selo que contém informações nutricionais do produto e agradeceu aos representantes da empresa pelo comprometimento de todos. "Esta é uma segurança para o consumidor final e uma tendência que as empresas têm que seguir, que é a adequação às normas e leis de higiene e manipulação de produtos de origem animal" - disse o Prefeito.

De acordo com o Médico Veterinário Éder Manzon Marconato, para aderir ao S.I.M a empresa precisa ter basicamente: CNPJ, planta baixa do prédio, infra-estrutura adequada e depois, passar por uma auditoria para orientação e adequação.

Éder ainda explica que a partir de uma parceria que está sendo viabilizada pela Administração Municipal, em breve este mesmo selo também valerá em outros municípios do estado e até mesmo fora de Santa Catarina. Isso graças a uma integração do SIM de Tijucas com o SUASA (Sistema Único de Atenção à Sanidade Agropecuária) que permitirá a comercialização dos produtos certificados em Tijucas e outras regiões.

A Secretaria de Agricultura ainda adverte aos proprietários das demais empresas que produzem ou manipulam produtos de origem animal, que a partir da data de hoje (09) começa a valer um prazo para adequação ao S.I.M. Mais informações na Secretaria de Agricultura pelo telefone (48) 3263-1133.

SAIBA MAIS SOBRE O S.I.M

O Serviço de Inspeção Municipal é resultado de uma lei municipal de número 2131 sancionada pelo Prefeito Elmis Mannrich em 2008. A partir da lei, o SIM fica estabelecido como órgão responsável pela inspeção e fiscalização de estabelecimentos que produzem, manipulam e distribuem produtos de origem animal e seus derivados.

Estando em conformidade com as exigências e normas sanitárias, as empresas do setor devidamente fiscalizadas recebem um selo, chamado S.I.M (Selo de Inspeção Municipal).

O selo de Inspeção, seja ele Municipal, Estadual ou Federal é obrigatório em todos os estabelecimentos que industrializam ou abatem animais, assim como aqueles que recebem, manipulam, elaboram, transformam, preparam, armazenam, depositam, embalam e rotulam produtos com finalidade industrial ou comercial, a partir de matéria-prima animal, como: carne, pescado, leite, ovos, mel e seus derivados.

Visualize aqui a imagem do Selo: s.i.m

(Texto: Karina Peixoto | Fotos: Fabiana da Silva)