Equinos de Tijucas são examinados periodicamente

13/09/2010

A Secretaria Municipal da Agricultura e Pesca do Município de Tijucas deu início no primeiro semestre deste ano a uma importante Campanha de coleta de sangue dos eqüídeos do Município para realização do exame de Anemia Infecciosa Eqüina (AIE).

O objetivo é diminuir o custo do exame para os proprietários de eqüídeos e evitar a disseminação da doença no município, lembrando que um caso positivo da doença pode representar grandes perdas econômicas para toda região de Tijucas.

Para evitar isso, a cada 60 dias uma equipe da Secretaria da Agricultura, composta pelo médico veterinário Éder Manzon Marconato e um auxiliar, faz a coleta do sangue dos animais em todo o município de Tijucas, em áreas previamente mapeadas e divididas por região.

Até agora já foram feitas três campanhas, totalizando aproximadamente 400 exames realizados, em 182 animais e 30 propriedades cadastradas no banco de dados da Secretaria da Agricultura.

Outra campanha começa nesta semana e tem no cronograma a visitação a nove locais do município.
"Mais um importante serviço prestado pela Secretaria de Agricultura e que tem trazido excelentes resultados ao Município" - diz o Secretário Municipal de Agricultura e Pesca de Tijucas, Nelso Vicentini.

Confira o cronograma de visitação para realização de exames: Cronograma exames equinos

(Texto e foto: Secretaria de Agricultura)