Eqüinos de Tijucas serão examinados

30/03/2010

A Secretaria Municipal de Agricultura de Tijucas informa que nesta quarta-feira, dia 31 de março, o Veterinário da Prefeitura estará percorrendo as cabanhas distribuídas pelo município de Tijucas para dar início aos exames de anemia nos cavalos.

Esta avaliação é uma exigência da Cidasc para que os animais possam participar de rodeios. A Secretaria informa que caso seja diagnosticada anemia no cavalo examinado, o mesmo será sacrificado para que não repasse a doença a outros animais, já que neste caso a doença é transmitida por um vírus.

O Secretário de Agricultura Nelso Vicentini explica que o exame é de extrema importância e deveria ser feito em todos os animais do município, inclusive os de propriedade dos carroceiros, afinal, o custo do exame foi consideravelmente reduzido.

"Antes este exame era feito por médicos veterinários particulares e custava aproximadamente R$ 45. Agora, a Administração Municipal tomou a iniciativa de arcar com os custos do material utilizado e cedeu o veterinário que faz parte do quadro de servidores para que faça o procedimento. Desta forma, os proprietários de eqüinos terão que arcar com apenas R$ 15 por exame" - afirma.

Para cobrir todo o município a Secretaria de Agricultura elaborou um calendário de visitação aos bairros, conforme segue.

Calendário exames cavalos por bairro

Em caso de dúvidas, basta manter contato com a Secretaria pelo telefone (48) 3263-1133.

(Texto: Karina Peixoto | Foto: imagem ilustrativa)