Tabagismo é tema de capacitação da Equipe de Saúde de Tijucas

17/07/2009

Funcionários da Secretaria Municipal da Saúde de Tijucas participaram neste mês de uma Capacitação para o tratamento intensivo do fumante. O curso foi uma iniciativa da Coordenação Municipal de Controle de Tabagismo de Florianópolis e contou com apoio da Secretaria Estadual de Saúde.

O encontro aconteceu no auditório da FAHECE (Fundação de Apoio ao HEMOSC e ao CEPON), em Florianópolis e abordou temas como: entendimento do tabagismo, abordagem correta para fazer o paciente parar de fumar, apoio farmacológico e outros fatores que dificultam o tratamento dos fumantes.

De acordo com o Psicólogo Charles Dias, que desenvolve ações neste sentido em Tijucas, o curso ressaltou que "o tabagismo é considerado um problema de saúde publica, afinal, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (2002) o tabagismo é a maior causa evitável de doenças, invalidez e mortes prematuras, sendo ainda fator de risco para 50 tipos de doenças diferentes" - afirmou.

Ainda de acordo com informações repassadas durante o evento, segundo dados do Ministério da Saúde, somente no Brasil são registradas aproximadamente 200 mortes por ano.

O psicólogo Charles ainda afirma que "a participação nesta capacitação habilita a Secretaria de Saúde de Tijucas ao tratamento dispensado pelo SUS às pessoas que querem parar de fumar, incluindo acompanhamento psicológico e medicamentoso com o uso de adesivos e gomas repositoras de nicotina e bupropiona".

(Texto: Karina Peixoto e Charles Dias | Imagem ilustrativa)