Equipe da Saúde recebe capacitação em Saúde do Trabalhador

25/05/2010

A Secretaria Municipal de Saúde de Tijucas está promovendo nesta semana a Capacitação de Servidores em Saúde do Trabalhador.

O tema será abordado em duas etapas, a fim de contemplar todos os funcionários da saúde. Para isso, uma primeira turma está sendo capacitada nesta segunda (24) e terça-feira (25) e um segundo grupo receberá as orientações na semana que vem, nos dias 31/05 e 01/06.

O curso está sendo ministrado por coordenadores e técnicos do CEREST (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador) da Regional de Florianópolis.

A abertura foi feita na manhã desta segunda-feira (24) e contou com a presença do Prefeito Elmis Mannrich, do Secretário de Saúde Sérgio Murilo Cordeiro e da Coordenadora da Vigilância em Saúde Daniela Corrêa.

Na ocasião o Prefeito Elmis agradeceu à CEREST pela parceria firmada e desejou sucesso a todos os participantes afirmando que esta é uma capacitação que deve ser estendida a todos os setores. "A saúde do trabalhador é um tema extremamente importante e que precisa ser discutido em todos os segmentos, por isso, quem tem condições de receber este tipo de orientação deve saber aproveitar a oportunidade oferecida e usar estas informações em favor de sua saúde" - afirmou o Prefeito Elmis.

Destacando o papel da saúde pública e a crescente procura pelos serviços do SUS e da rede municipal de saúde em geral, o Secretário Sérgio Murilo Cordeiro ilustrou a necessidade de se ter profissionais preparados e em dia com sua saúde para poder atender a sociedade.

"Todos precisam estar bem para poder trabalhar com disposição e energia, no entanto, nós que trabalhamos na área da saúde, precisamos estar ainda mais bem preparados e fortes para poder ajudar as demais pessoas a recuperarem a sua saúde" - frizou o Secretário ao justificar a importância deste tipo de capacitação.

A primeira palestra foi ministrada por Carlos Renato da Silva Fonseca, que é Coordenador do CEREST - Regional de Florianópolis. Segundo ele, "a saúde do trabalhador está inserida no seu dia-a-dia. O que falta é um olhar mais atento para o tema" - afirmou.

A capacitação desta primeira turma será concluída hoje (25) e a segunda turma começa a capacitação na próxima segunda-feira (31).

(Texto: Karina Peixoto | Fotos: Fabiana da Silva)