Escolas de Tijucas trabalham o tema BULLYING

20/04/2010

As escolas da rede municipal de ensino de Tijucas estão trabalhando, desde o mês de março, o tema Bullying - assunto que vem sendo tratado cada dia mais nas famílias e também no ambiente escolar.

De acordo com os professores Vorlei Pereira e Giselia Paladin, que coordenam o projeto na Escola de Ensino Fundamental Santa Terezinha, "o termo bullying se refere às ações agressivas, intencionais e repetidas, que podem ocorrer sem motivação evidente, geralmente praticadas por um ou mais estudantes contra outro. Trata-se de zombar, colocar apelidos, isolar alguém do grupo ou persegui-lo, entre outras formas de deboche que podem causar dor e angústia em sua vítima."

O assunto vem sendo trabalhado pelas disciplinas de Religião e Filosofia e pretende conscientizar os alunos sobre os prejuízos que esta prática pode gerar ao indivíduo não somente no momento da agressão, mas principalmente, no futuro, por conta dos traumas que o Bullying pode causar.

"Por sermos pessoas - únicas - cada qual com sua particularidade que é preciso desenvolver, sobretudo nos jovens, a tolerância. A sociedade precisa aprender a viver com o diferente. O diverso não deve ser o "fora da lei", mas apenas aquele que apresenta alguma característica distinta da maioria e, que por muitas vezes acaba sendo discriminado". - afirma o Professor.

O projeto foi desenvolvido em todas as unidades escolares e tem trazido importantes resultados. "Tratar este assunto é uma oportunidade a mais que a escola oferece ao aluno para aprimorar os valores trazidos de casa, praticando o respeito, o amor ao próximo e principalmente, aceitando as diferenças." - afirma a Secretária Municipal de Educação Márcia Machado Maurício.

Na Escola Santa Terezinha o debate foi iniciado com base em uma revista em quadrinhos distribuída pelo CIJ - Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude do Ministério Público de Santa Catarina intitulada "Bullying, isso não é brincadeira". Sob a forma de gibi e com linguagem simples, os alunos das diversas séries puderam conhecer e discutir o tema.

Além da discussão em grupo, o projeto também compreende outras atividades, dependendo do nível escolar da criança, utilizando desenho, pintura e produção textual.

(Texto: Karina Peixoto | Imagens: Gibi do Ministério Público de SC | Alunos da Rede Municipal de Ensino de Tijucas)