Escolas trabalham o tema Meio Ambiente

03/07/2012

Mural CEI Eneide M SantosDurante todoo mês de junho, mês do meio ambiente, as escolas da rede municipal de ensino deTijucas promoveram diversas atividades alusivas ao tema.

Entre asatividades, destaque para exposição de desenhos, redações e outros materiaisque destacaram a importância da preservação do meio ambiente e dasustentabilidade na sociedade moderna.

No Centro deEducação Infantil Eneide Mannrich dos Santos, por exemplo, os alunos e professoresorganizaram um mural todo confeccionado com materiais recicláveis. Em paraleloa esta ação, também foram construídas floreiras suspensas onde foram plantadasmudas dos mais variados tipos.

De acordocom a professora Jucinei Giacomossi, do CEI Eneide, o trabalho trouxeresultados extremamente positivos na creche, afinal, "todas as criançasparticiparam, deram sugestões e planejaram as atividades junto com osprofessores. Com isso, vemos que o meio ambiente é algo a ser visto, pensado etrabalho em conjunto, tornando as crianças mais críticas e participativas emrelação ao tema" - disse.Floreiras Suspensas

Já na EscolaOndina Maria Dias outras diversas atividades estão sendo colocadas em práticaseguindo o planejamento feito no início do ano de 2012. Entre os projetos,destacam-se as ações que trabalham a sustentabilidade como tema central. Paraisso, a escola vem desenvolvendo diversas atividades sustentáveis, contando como envolvimento de alunos e familiares. Recentemente, a escola confeccionoudiversas unidades de sabão artesanal, produzido a base de óleo de cozinha usado.O material é trazido de casa pelos alunos, sob a orientação da ProfessoraCarmem Abdala.

Além daprodução do sabão que é utilizado na limpeza da escola e também é distribuídoàs famílias dos estudantes, a escola também pretende se transformar em um pontode entrega do óleo usado, para evitar que restos do produto sejam despejados emralos ou no solo, contaminando assim, o meio ambiente.

Para a Diretorada Escola, Paula Regina Rosa, "o primeiro passo para a mudança está naconsciência de que algo precisa ser feito para a preservação do meio ambiente ea escola é o lugar ideal para que esta consciência seja despertada edisseminada" - afirma.

Saiba maisinformações sobre os projetos realizados nas escolas municipais de Tijucas entrandoem contato com a Secretaria Municipal de Educação pelo email [email protected].

.Produção de sabão OndinaSabão Artesanal Escola Ondina

(Texto: Karina Peixoto | Fotos: Anderson de Castro / Acervo Escolas)