Escritor italiano pesquisa sobre Tijucas

30/11/2010

Um escritor italiano, chamado Annibale Battaglia, recentemente se interessou em conhecer Tijucas ao saber que aqui, anos atrás, foi registrada a queda de um avião pilotado pelo Tenente Locatelli.

Morador de Bergamo, na Itália, Annibale trabalhou durante muitos anos na construção de Sub-Estações Elétricas no Brasil, Argentina, Zâmbia, e também na Itália. Hoje é técnico aposentado e dedica-se ao estudo e registro de fatos pitorescos, com destaque para assuntos que envolvem o mundo da aviação.

Foi durante suas pesquisas, que já resultaram na publicação de quatro livros, que Annibale conheceu a história de Locatelli, conhecido piloto italiano que teve passagem por Tijucas em 1919, quando sofreu a queda do avião que pilotava - uma aeronave modelo ANSALDO SVA-5.

Despertado o interesse em conhecer melhor a história, o escritor manteve contato com o primo brasileiro, Walter Battaglia, residente em Maringá, no Paraná, a fim de solicitar ao parente que visitasse Tijucas e conhecesse o local onde o fato ocorreu.

Foi assim que Walter veio a Tijucas na última segunda-feira (29) acompanhado de sua esposa, Sônia, para visitar o local e registrar a área, no Bairro Praça, onde hoje funciona uma fábrica de café. "Segundo relato dos mais antigos foi neste local que o acidente aconteceu" - disse o Chefe de Departamento Pessoal da Prefeitura, Sebastião Silva, que juntamente com a Diretora de Comunicação Karina Peixoto, recepcionou Battaglia. A visita também foi acompanhada por Carlos Porto, Engenheiro de Florianópolis responsável pela construção de uma réplica da aeronave utilizada por Locatelli na época.

Walter tirou fotos do local e em seguida conheceu outros pontos da cidade, como o Casarão Gallotti e o Celeiro do Carro Antigo.

"Estamos tendo um dia maravilhoso. Estou encantado com tudo que estamos conhecendo" - disse Battaglia.

O material produzido em Tijucas será enviado ao primo italiano que pretende estreitar as relações com o Município futuramente. "Annibale tem interesse em aproximar as duas cidades por conta deste fato envolvendo o piloto italiano Locatelli. Certamente ele voltará a manter contato com o Município." - disse Battaglia.

Conheça aqui o escritor Annibale Battaglia

(Texto: Karina Peixoto | Fotos: Fabiana da Silva)