Escritores são homenageados na Noite de Cantos e Versos

24/05/2010

Uma noite poética e cheia de emoção. Foi assim a 4ª Noite de Cantos e Versos da Rede Municipal de Ensino de Tijucas, realizada na última sexta-feira (21).

O Anfiteatro Leda Regina de Souza ficou repleto para ouvir as poesias e contos de escritores tijuquenses, que foram relembrados pelos estudantes da rede municipal de ensino de Tijucas.

A homenagem, integrada às Comemorações de 150 anos de emancipação do Município, valorizou personalidades como Manoel dos Anjos, Guilherme Varela, Celina Vieira Peixoto, Luiz Joaquim Motta, Ondina Maria Dias, Zequinha Roldão, Cora Laus Simas, Zélia Melim, Celeste Laus, Esther Laus Bayer, Áurea Silva Leal e Beatriz Gallotti Peixoto Amim.

Durante todo o evento crianças e adolescentes declamaram poesias de autoria destes escritores, encenaram histórias e contos ou interpretaram músicas criadas por estes talentosos cidadãos que fazem parte da história de Tijucas. Ainda na abertura, a mestre de cerimônias também declamou a poesia 'TIJUCAS, 150 ANOS DE POESIA', de autoria de Rogério dos Anjos. (Conheça a poesia neste link).

Ao final de cada homenagem a direção da escola e os professores responsáveis pela apresentação receberam um troféu de participação no evento, bem como, todos os familiares dos homenageados que se fizeram presentes foram presenteados com uma recordação da Noite de Cantos e Versos.

"Foi mais uma belíssima edição de nosso evento. Conseguimos mostrar para nossas crianças um pouco do enorme talento de cada um destes escritores de Tijucas e ao mesmo tempo, prestamos uma homenagem mais do que merecida a estes importantes cidadãos que permanecem vivos na história de nossa cidade" - disse a Secretária Municipal de Educação, Márcia Machado Maurício.

Ao final das apresentações, o público ainda foi agraciado com uma poesia de Emerentina da Silva, escritora de Tijucas que é também membro da Oficial Academia Tijuquense de Letras. Emocionada, ela recitou a poesia "Oração à terceira idade" de sua autoria, que tem como mensagem um pedido a Deus para que a saúde e a vitalidade sempre lhe acompanhem para que possa aproveitar o que a vida tem de melhor.

O AVIÃO DE LOCATELLI

Além das homenagens prestadas aos escritores, a Noite de Cantos e Versos também abriu espaço para o resgate de outro importante acontecimento que marcou a história Tijucas. No hall de entrada do Anfiteatro ficou exposto o Aeromodelo ANSALDO SVA-5 de propriedade de Carlos Porto, um engenheiro de Florianópolis que trabalha com aeromodelismo há mais de sessenta anos. O aeromodelo é uma réplica do avião de Locatelli, que caiu em Tijucas no ano de 1919 e causou grande repercussão na época.

Este, assim como outros diversos aeromodelos, estarão em Tijucas no próximo dia 30 de maio, um domingo, para um Show Aéreo em homenagem aos 150 anos de Emancipação do Município. A apresentação dos aeromodelos será realizada na Rua Espírito Santo Leal, próximo ao Estádio XV de Novembro, a partir das 9 horas.

O evento é aberto ao público e espera grande participação da comunidade de Tijucas e região.

(Texto: Karina Peixoto | Fotos: Fabiana da Silva)