Está aberto o Ano Letivo 2010

03/02/2010

Professores, merendeiras e demais funcionários da Secretaria Municipal de Educação de Tijucas estiveram reunidos na manhã desta quarta-feira (03) no Anfiteatro Leda Regina de Souza para o evento de abertura do Ano Letivo 2010.

Em homenagem ao Sesquicentenário de Tijucas, a Secretária de Educação Márcia Machado Maurício convidou o Professor Manoel dos Anjos para se manifestar aos professores e deixar uma mensagem de incentivo para mais um ano que se inicia.

Em sua fala, o Professor, que já foi Secretário de Educação em Tijucas por duas vezes, salientou a importância da educação na vida de qualquer pessoa e afirmou que atualmente vê as escolas municipais de Tijucas muito avançadas, destacadas das demais unidades escolares. Ele também falou sobre um prêmio conquistado em 2001 pela Secretaria de Educação de Tijucas no Congresso Latino Americano de Educação, por conta do trabalho desempenhado em sua gestão sob o comando do então Prefeito Carlos Humberto Ternes e aproveitou a oportunidade para mostrar a todos os professores a medalha recebida.

"Eu nunca tive a oportunidade de mostrar esta medalha aos professores de Tijucas, e por isso fico feliz por estar aqui hoje e por poder apresentar este prêmio que não é estritamente meu ou do Prefeito Bebeto, mas sim de todos que atuaram na Secretaria da Educação em minha gestão".

Professor Manoel também falou sobre seu livro lançado recentemente, intitulado "Tijucas: um pouco de sua história" e presenteou as escolas municipais com exemplares de sua obra, entregando um livro de maneira simbólica à Diretora da Escola Santa Terezinha Maria Izabel Siqueira Moraes, representando todas as unidades escolares do município.

A Secretária de Educação também fez uso da palavra e deu as boas-vindas a todos os profissionais da educação, ressaltando a importância de desempenhar o papel de educador com determinação, comprometimento e amor.

"Como todos os anos, em 2010 vocês estarão recebendo novos alunos, que a partir de agora farão parte de suas vidas, da mesma forma que vocês farão parte da vida deles. E isso exige dedicação, sabedoria e boas energias para que tenhamos sucesso no processo de ensino-aprendizagem" - disse a Secretária.

A Secretária também falou que atualmente a rede municipal de ensino de Tijucas conta com 3.420 alunos, de creches à 9ª série. "Uma rede grandiosa e exitosa" - complementou a Secretária.

Quem também se manifestou no evento de abertura foi o Prefeito Elmis Mannrich, que em suas palavras reforçou uma ideia que sempre lhe acompanha: "qualquer transformação que possa existir no município, no estado,no país, enfim, no mundo, passa pela educação e por isso a nossa responsabilidade de trabalhar com amor, dedicação e buscando sempre melhores resultados" - disse o Prefeito.

Logo em seguida os professores receberam informações sobre datas em que ocorrerão as reuniões de planejamento do ano de 2010. (Confira aqui - Datas de planejamento).

Ao final da cerimônia a palavra foi repassada à palestrante do evento, Professora Clarisse Leal, que abordou com muita sabedoria e bom humor o tema: Cabeça, coração e coragem.

A Secretaria Municipal de Educação também informou que logo nos primeiros dias de aula todos os professores receberão uma pasta contendo materiais para uso diário, tendo ainda como estampa, o Selo alusivo aos 150 Anos de emancipação político-administrativa de Tijucas.

(Texto: Karina Peixoto | Fotos: Esmael Silva).