Estudante de Tijucas ganha bolsa de estudos no RJ

20/03/2013

Lucas KochASecretaria Municipal de Educação de Tijucas está comemorando a conquista doestudante Lucas Koch, aluno da Escola Municipal Santa Terezinha.

Elefoi contemplado com uma bolsa de estudos da Escola SESC de Ensino Médio,sediada no Rio de Janeiro. Lucas e mais dois candidatos de Tijucas se inscreveramno processo de Admissão e passaram por várias etapas, entre elas, provas deportuguês, matemática, conhecimentos gerais e ainda, entrevistas com os alunos eseus pais ou responsáveis.

Elesconcorreram juntamente com outras dezenas de alunos da região, a 8 vagas destinadaspara o Departamento Regional de Santa Catarina. Ao todo, somente 159 vagas emtodo o país foram disponibilizadas. E uma delas, foi conquistada pelo estudantede Tijucas, Lucas Koch, que já está na capital carioca onde foram iniciados osestudos. A viagem contou com a companhia da mãe do estudante, Liani, que ficouna cidade por alguns dias, conhecendo a unidade antes de retornar ao nosso município.

Asaulas para Lucas iniciaram já no dia 6 de março em bolsa integral de estudospelo período de 3 anos. Os serviços educacionais em regime residencial abrangemmoradia em prédios próprios, fornecimento de alimentação, de material didáticobásico obrigatório e assistência médica, odontológica, preventiva eemergencial, durante a permanência do aluno na instituição.

Para aSecretária de Educação de Tijucas, Lorena de Oliveira Silva, "é uma alegriamuito grande poder acompanhar a conquista do Lucas e de toda a equipe da EscolaSanta Terezinha, que também vibra com o resultado desta seleção. Parabéns aoLucas, à sua família e esperamos que este período seja de muito aprendizado esucesso" - disse.

A Técnica em Atividades de Educação do SESC em Tijucas, Márcia Machado Maurício também acompanhou todas as etapasvencidas por Lucas e da mesma forma, comemora a conquista. "Lucas é um alunoque se esforçou muito e conseguiu! Ficamos muito felizes em saber que temos umrepresentante de Tijucas na Escola de Ensino Médio do SESC! Parabéns a todosque participaram da vida escolar de Lucas incentivando-o cada vez mais aconquistar seus objetivos, sempre com muita perseverança e dedicação!" - disse.

SOBRE A ESCOLA SESC

Emfevereiro de 2008 a Escola SESC de Ensino Médio, no Rio de Janeiro, abria suasportas para uma turma de jovens e entusiasmados moradores,vindos dos diferentesestados do país. Eram adolescentes, com idades entre 13 e 16 anos, contempladoscom a oportunidade de inaugurar uma experiência inovadora no cenário daeducação no Brasil: ensino médio em tempo integral, em escola-residência, comexcelência de qualidade.

Arealização deste projeto pioneiro partiu da iniciativa de Antonio Oliveira Santos,presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo -CNC e do Conselho Nacional do Serviço Social do Comércio- SESC, que reconheceuna construção de uma comunidade educativa a possibilidade de formar jovens sob o signo dadiversidade, preparando-os para o mundo do trabalho e para o exercício daliderança e da cidadania. Seu objetivo declarado era: "Incluirjovens brasileiros na sociedade do conhecimento, com ênfase naeducação para a vida".

Oprojeto acompanha a diretriz institucional do SESC - entidade mantenedora daEscola através do seu Departamento Nacional - que, desde a sua fundação, em1946, privilegia a ação educativa atendendo comerciários e trabalhadores dosetor terciário e seus dependentes, e membros da sociedade em geral.

Participamdo projeto alunos com idade mínima de 13 anos, de ambos os sexos, e que tenham concluído(ou estejam concluindo) o ensino fundamental. Eles são selecionados anualmenteem todo o Brasil, através dos Departamentos Regionais do SESC. As salas de aulatêm, no máximo, 15 alunos de modo que o atendimento possa ser individualizado,garantindo qualidade no processo ensino-aprendizagem.

A Escola fica no bairro Jacarepaguá, noRio de Janeiro. Saiba mais em www.escolasesc.com.br.

.Escola SESC RJ

(Texto: Karina Peixoto (com base em informações do SESC TIJUCAS) | Fotos: Secretaria de Educação / Escola SESC RJ)