Estudantes de Tijucas recebem aulas de Educação Emocional

23/06/2009

Mais de 350 crianças do 2º. ano do Ensino Fundamental de Tijucas estão tendo aulas de Educação Emocional. O projeto foi viabilizado a partir de uma parceria entre a Associação pela Saúde Emocional de Crianças (ASEC) - entidade sem fins lucrativos e representante exclusiva do programa "Amigos do Zippy" no Brasil - a Secretaria Municipal de Educação de Tijucas e o Departamento de Responsabilidade Social da TBG (Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia-Brasil), que forneceu o apoio financeiro.

O projeto "Amigos do Zippy" ensina crianças, de maneira lúdica, a conviver com as diferenças, respeitar o próximo e ter habilidade para lidar com os próprios sentimentos - questões fundamentais para que se tornem adultos mais saudáveis e felizes no futuro.

Através de histórias com o personagem Zippy - um simpático inseto - e sua turma de amigos, as crianças aprendem de forma divertida e eficaz a lidar com as dificuldades do dia-a-dia. "Ao aprender, desde cedo, a enfrentar problemas de forma positiva, as crianças crescem equipadas para evitar muitas das crises comuns a adolescentes e adultos, ou seja, sabendo buscar opções saudáveis, sem recorrer a uso de violência ou drogas, por exemplo" - afirmou a Secretária de Educação de Tijucas, Márcia Machado Maurício.

Os professores que aplicam o programa estão sendo especialmente capacitados para desenvolver essas aulas com as crianças. A formação teve início com um seminário introdutório e prossegue com encontros em que discutem suas experiências em classe e preparação para os novos temas.

Um desses encontros aconteceu no último sábado (20) e os professores contaram sobre o entusiasmo das crianças nas aulas sobre o tema "Sentimentos". Eles também mostraram os bonecos do "Zippy" que confeccionaram para serem os mascotes de seus alunos e anunciaram que a partir de agora o tema central será "Comunicação".

Mais informações sobre o projeto também no site do Zippy pelo endereço: www.amigosdozippy.org.br

...

(Texto e fotos: Secretaria Municipal de Educação de Tijucas)