Estudantes participam de palestras sobre a água

22/03/2012

Uma programação especial envolveu a comunidade de Tijucas durantetoda esta semana em homenagem ao Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março.

Em Tijucas a data também comemora o Dia Municipal da Água,criado a partir da Lei 2252 sancionada pelo Prefeito Elmis Mannrich em 2010.

A programação organizada pela Administração Municipal,através do Samae (Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto), incluiu visitasde estudantes das redes pública e particular de Tijucas ao Sistema de Captaçãoe também à Estação de Tratamento de Água do Município, na localidade de Itinga.

Já nesta quinta-feira (22) dois encontros foram realizadosno Anfiteatro Leda Regina de Souza, sendo um pela manhã e outro à tarde. Amboscontaram com a presença de um grande número de estudantes de Tijucas e tiverampor objetivo chamar a atenção das crianças para a importância da água e de suapreservação.

Para isso foi ministrada uma palestra pelo EngenheiroSanitarista Valnei Beckhauser sobre a importância da água na proteção da saúdeda população. Em sua fala o engenheiro explicou como funciona o sistema decaptação e tratamento da água em Tijucas e do quanto este trabalho é importantepara prevenir a ocorrência de doenças.

"Tijucas é um município privilegiado por contar com trêsfontes de captação: uma na Itinga, que é a principal, outra em Oliveira e uma terceiraem Nova Descoberta. Todas contam com excelentes condições e mantêm suavegetação preservada, o que garante ainda mais qualidade à água captada" -disse o engenheiro.

Em seguida umapalestra com a bióloga Aline Tomazi do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucastratou da importância da Mata Ciliar. Para abordar o tema a palestranteutilizou um filme em formato de história em quadrinhos retratando o valor dapreservação da água. A animação envolveu o público e gerou interação dosestudantes.

Durante a tarde uma encenação intitulada "Gotas do Futuro"foi apresentada pelos alunos do 6º e do 7º ano da Escola Santa Terezinha. Napeça eles falaram sobre a importância de cuidar da água e evitar a poluição derios e lagos.

Para o Diretor do Samae, Márcio Rosa, o evento é umaoportunidade para estudantes e professores refletirem sobre seu papel nasociedade no que diz respeito à preservação deste bem fundamental à humanidade.

"Tijucas é referência para muitos municípios pela qualidadeda água que distribui à sua população. E isso é resultado de um trabalhoconjunto entre a Administração Municipal e a comunidade. Por isso precisamos dacolaboração de todos para manter este padrão de excelência que alcançamos emnosso município" - disse o Diretor.

Ao final do evento cada estudante recebeu uma garrafa com águada qualidade Samae. A programação da Semana segue até sexta-feira (23) comnovas visitas ao Sistema. Mais informações pelo telefone (48) 3263-4065.

Confira mais fotos em nosso álbum!

(Texto: Karina Peixoto | Fotos: Anderson de Castro)