Estudantes passeiam de barco e tiram fotos do Rio Tijucas

28/06/2013

Em homenagem ao Dia do RioTijucas, comemorado neste sábado, 29 de junho, a Escola Municipal Professora OndinaMaria Dias promoveu uma atividade especial com seus alunos nesta sexta-feira(28).

A partir de um passeio de barcopelo Rio Tijucas, os estudantes puderam visualizar a cidade por um ângulo diferentedo habitual, e ainda, registraram o momento com inúmeras fotografias.

A atividade faz parte do Projeto "DiferentesOlhares" que é desenvolvido na escola de forma contínua, tendo como focoprincipal os alunos de oitavo e nono anos do ensino fundamental. Pormeio da fotografia e da linguagem visual os alunos são estimulados a perceber arealidade em sua volta, despertando neles o papel de agentes transformadores eproporcionando a prática da cidadania no meio em que vivem.

Paraisso, diversas saídas a campo são organizadas pela escola a fim de proporcionarcenários para a elaboração das fotos dos alunos.

Segundo aDiretora da Escola, Paula Regina Rosa, "a fotografia, quando levada para dentroda escola, é um elemento que pode trazer transformações significativas para osestudantes, pois auxilia na concentração, na sensibilidade do olhar e leiturado mundo" - afirma.

As imagens que estão sendo capturadas pelos estudantes farão parte de umaexposição que será organizada pela escola ainda neste ano.

"Muito mais que apresentar imagens o projeto "DiferentesOlhares" trabalha com a questão da cidadania despertando nos alunos o olharobservador e atento em torno da realidade em que estão inseridos" - complementa adiretora.

SOBRE O DIA DO RIO TIJUCAS

O Dia do Rio Tijucas é comemorado todos osanos em Tijucas desde 2005 quando foi sancionada a Lei Municipal número 1957.Saiba mais aqui: LEI 1957/2005.

(Texto: Karina Peixoto | Fotos: Anderson de Castro)