Evento memorável marca inauguração do Casarão Gallotti

16/12/2009

"Uma noite de sonhos". Foi com esta impressão que as pessoas deixaram nesta terça-feira (15) a cerimônia de inauguração do Casarão Gallotti, em Tijucas.

Recepcionado pelo Prefeito Elmis Mannrich e pelo Vice-prefeito Luiz Rogério da Silva, o Governador do Estado Luiz Henrique da Silveira ocupou lugar de destaque junto às demais autoridades que se fizeram presentes. Entre as personalidades, destaque para o Prefeito de Florianópolis Dário Berger, o Cônsul da França Francisco Borghoff, o Arcebispo Metropolitano Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger e os Deputados Estaduais Rogério Mendonça e Gelson Merízio, entre outros ilustres convidados.

Em um clima de saudosismo e ao mesmo tempo, olhar para o futuro, o evento de inauguração emocionou familiares e pessoas da comunidade. Paulo Sérgio Gallotti Prisco Paraíso, Coordenador da Comissão Família Gallotti, foi o primeiro a se manifestar. Em sua fala, o bisneto de Benjamin Gallotti relatou, emocionado, a trajetória da Família e a vinda de seu bisavô para Tijucas. Com os olhos cheios de lágrimas, Prisco relembrou o início das tratativas para doação do imóvel e demonstrou satisfação por fazer parte deste importante momento para Tijucas e para a Família Gallotti. Ele ainda revelou dados do levantamento feito pelo primo Fernando Ferreira de Mello Junior sobre a árvore genealógica da família, na qual se constata o total de 426 descendentes até hoje, composta por 15 filhos, 49 netos, 100 bisnetos, 184 trinetos e 78 tetranetos.

Dos 49 netos, 36 são falecidos. Os 13 que permanecem entre nós foram homenageados durante a cerimônia com a entrega do livro "Casarão Gallotti - Memória restaurada", produzido pela Administração Municipal e organizado pelas empresas Ornato Arquitetura e Super Nova Comunicações e Marketing. A obra revela o passo a passo da restauração e exibe fotos do que podemos chamar de "antes e depois".

Quem também se pronunciou foi a Desembargadora Maria Isabel Gallotti Rodrigues, filha do Ministro Luiz Octavio Gallotti, um dos doadores do imóvel. Relembrando fatos ocorridos com seu pai e demais membros da família naquele Casarão, Maria Isabel agradeceu à Administração Municipal e ao Governo do Estado a atenção dada ao patrimônio da família e que, a partir de agora, passa a ser de toda a comunidade.

Realizado, o Prefeito Elmis Mannrich ressaltou a importância das parcerias realizadas para que a obra acontecesse e afirmou que a restauração do Casarão Gallotti não é apenas a valorização e recuperação de um patrimônio de Tijucas, mas sim, de uma construção que serve de referência para todo o estado de Santa Catarina.

O Governador do Estado, Luiz Henrique da Silveira fez o último pronunciamento e em sua manifestação, também fez questão de relembrar passagens de sua infância relacionadas à Tijucas e ao Casarão Gallotti, que sempre foi considerado ponto de referência na cidade. "Tijucas caminha hoje para duas direções. Uma delas aponta para o crescimento, desenvolvimento e modernização. E isto tem acontecido de maneira muito forte. A outra é para a preservação, para o culto daquilo que é mais caro para sua população que é o culto aos antepassados, ao seu patrimônio e portanto, à sua história" - afirmou o Governador.

A cerimônia foi encerrada com a bênção do local, realizada pelo Arcebispo Metropolitano Dom Murilo Krieger. Em sua fala, o religioso orou para que o espaço seja conduzido e ocupado com harmonia, paz e proteção divina.

Logo depois, o Governador, o Prefeito Elmis e Maria Lúcia Gallotti Póvoa - representando a família - procederam o descerramento das placas inaugurais e o corte da fita, colocada na porta lateral do Casarão.

A entrada das autoridades na casa foi brindada com uma grande queima de fogos e diversas apresentações artístico-culturais. Na parte externa, ouvia-se a Sociedade Musical União Tijuquense. No interior da casa, o público presenciou a apresentação da Orquestra de Câmara do Instituto Mathilde Bayer, do pianista Silvio Ribeiro de Souza e do músico Eduardo Gallotti Póvoa, que encantou a todos com seu samba. Também na Casa foi feita uma exposição fotográfica organizada pelos primos Luiz Gallotti Póvoa e José Rafael Gallotti Mamigonian, revelando momentos vividos na Casa em diferentes épocas. Já nos jardins da casa, carros de época do Celeiro do Carro Antigo completavam o belo cenário.

Ainda na ocasião a jornalista e bisneta de Benjamin Gallotti, Nicia Cherem Ribas lançou o livro "Entra, a casa é tua - Histórias da Casa e da Família Gallotti". A obra foi organizada em conjunto com o primo Luiz Gallotti Póvoa e revela momentos marcantes da trajetória familiar.

"Alcançamos nosso objetivo ao fazer com que as pessoas respirassem cultura por todos os cantos da casa. Foi um momento mágico que certamente ficará guardado na memória de todos que puderam comparecer nesta noite"- afirmou Adriana Porto Faria, Presidente da Fundação Cultural Tradição de Tijucas - responsável pela coordenação da obra de restauração.

Confira mais fotos aqui!

(Texto: Karina Peixoto | Fotos: Esmael Silva)